Escola Virtual: Município disponibiliza acesso gratuito a 300 alunos do 1º ciclo

2019/02/26

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, entregou, esta segunda-feira, o Manual de Utilizador do Aluno da Escola Virtual a todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do Concelho. Enquadrado no projeto ‘School4All’, cerca de 300 alunos passam ter acesso gratuito a uma plataforma online de conteúdos pedagógicos, durante três anos letivos.

É mais um investimento na educação e formação dos alunos do concelho cerveirense. A Câmara Municipal viu aprovado o projeto ‘School4All – Vila Nova de Cerveira’, submetido ao Norte 2020, num orçamento de cerca de 230 mil euros, cofinanciado a 85%, e que visa a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, promovendo o sucesso escolar e reduzir a taxa de insucesso e abandono escolar precoce.

Uma das ações integradas neste projeto é a dinamização de ‘Salas de Futuro’, ou seja, proporcionar a criação de ambientes de aprendizagem inovadores, adaptativos ao aluno, dinâmicos e interativos, que estimulem e reforcem o processo de ensino-aprendizagem. Uma das medidas foi hoje formalizada, através da entrega de manuais com acesso gratuito à plataforma ‘Escola Virtual’. Cada turma do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do concelho recebeu a visita do autarca cerveirense, Fernando Nogueira, acompanhado pelo diretor do Agrupamento, Prof. Artur Teixeira.

Para o edil cerveirense, a aposta na ‘Escola Virtual’ contribui para a atualização das ferramentas de trabalho, adaptando-as à melhoria dos resultados escolares, preparando os alunos para os desafios da aprendizagem formal e informal, em ambiente escolar, mas também familiar. Fernando Nogueira realça mais uma ferramenta de apoio para aprofundar diversos conhecimentos e complementar as matérias lecionadas em sala de aula.

A ‘Escola Virtual’ é uma plataforma concebida pela Porto Editora que reúne milhares de exercícios, organizados por tópicos de programa que avaliam o conhecimento do aluno. Em função dos resultados, são sugeridas aulas interativas para a revisão da matéria, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno.

O ‘School4All – Vila Nova de Cerveira’ é um projeto de combate ao insucesso escolar que abrange mais ações com execução durante três anos letivos, nomeadamente o ‘AGIRtARTE’, a ‘Música Pré-Escolar’, os ‘Laboratórios de Ciências Experimentais’, o ‘Experimenta’, o ‘Laboratório de Aprendizagem Criativa’ e a ‘Equipa Multidisciplinar’.