Município de Cerveira reúne com emigrantes, industriais e empresários em Buenos Aires

2019/03/12

Uma comitiva do Alto Minho, que integra os municípios de Vila Nova de Cerveira e de Viana do Castelo, bem como a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, visitou, este início de semana, a comunidade portuguesa em Buenos Aires, na Argentina, onde estão integrados vários emigrantes, entre os quais industriais e empresários de sucesso.

A comitiva contactou com um empreendimento industrial de um português de Castelo do Neiva e reuniu com o Clube Português da Gran Buenos Aires, havendo lugar para um debate de promoção da cultura alto-minhota.

A delegação do Alto Minho esteve ainda em duas rádios locais para entrevistas, nomeadamente a SL CER e a Rádio del Pueblo, que pertencem à comunidade portuguesa de Buenos Aires. Nas entrevistas, foi referenciada a importância da cooperação entre o Alto Minho e as comunidades portuguesas na Argentina.

Em Buenos Aires, decorreu ainda um convívio no Club Portugues Esteban Echevarria, onde participaram a Presidente do clube, o Embaixador Português na Argentina, o Presidente do Município de Esteban Echevarria e representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas da América do Sul, bem como o delegado da AICEP, num evento que contou com a presença de cerca de três centenas de portugueses. Durante o encontro, os autarcas de Vila Nova de Cerveira e de Viana do Castelo foram agraciados com o título de Cidadão Honorário do Município de Esteban Echeverria.

Neste intercâmbio, foi ainda abordada a possibilidade de, até ao fim do ano, se promover uma visita de caráter empresarial e cultural a Buenos Aires com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para promover a Argentina e o Alto Minho.

buenos_aires_1_