Estudantes cerveirenses sussurram poemas pelo centro histórico

2019/03/20

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, um grupo de jovens estudantes do concelho de Vila Nova de Cerveira vai sussurrar poesia pelas principais artérias do centro histórico. A ação ‘Sussurradores do Alto Minho” está agendada para esta quinta-feira, entre as 14h00 e as 16h00.

Cerca de 40 jovens estudantes da ETAP Cerveira e da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira vão partilhar a sua veia poética com a comunidade. Lançado pela Biblioteca Municipal, no âmbito do projeto “Scholl4All Alto Minho”, este desafio inclui oficinas e mediação, construção de materiais e intervenção de rua.

Após serem convidados a refletir e a transmitir para o papel os seus sentimentos e emoções, em forma de poesia, os jovens vão declamar publicamente os poemas da sua autoria, alternando com os de poetas reconhecidos, recorrendo a uma metodologia diferente: o sussurro. Para esse efeito foram elaborados ‘Sussurradores’, isto é, tubos de grande dimensão para captar a atenção das pessoas.

A iniciativa “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, integrado no projeto “Scholl4All Alto Minho”, promovido pela CIM Alto Minho, visa apoiar o combate ao abandono escolar pela valorização da leitura, associada à escrita e à criação, numa perspetiva inclusiva que desenvolva competências entre os agentes educativos, de modo a permitir mais e melhores projetos no futuro e permitindo rentabilizar recursos públicos comuns já existentes - bibliotecas, museus, escolas, profissionais, cultura da comunidade valorizando a leitura e as literacias.

Os ‘Sussurradores’ Cerveirenses vão estar nas ruas, na quinta-feira, entre as 14h00 e as 16h00.