Festa do Livro e da Leitura 2019 harmoniza vertentes literária, cultural e artística

2019/03/27

Durante o mês de abril, Vila Nova de Cerveira enaltece a importância do livro e da leitura no dia-a-dia, através de um ambiente festivo. Estão previstas 15 atividades diferentes e de grande interação com o público, como encontros com escritores, palestras, teatro de marionetas, oficinas e leitura de histórias. Três ações de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen e um serão de Recital com o ator Pedro Lamares são dois dos destaques da vasta programação.

Abril é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril). Neste âmbito, o Município de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, apresenta a Festa do Livro e da Leitura, um evento anual que convida a comunidade a visitar o espaço da Biblioteca Pública Municipal, interagindo com um conjunto de atividades, associando a Feira do Livro, que já vai na XXX edição.

Para assinalar estas datas comemorativas promovendo o gosto pela leitura proporcionando momentos de cultura e descoberta literária, o programa proposto abrange seis encontros com escritores de literatura infantil e juvenil, a saber: Danuta Wojciechowska e Joaninha Duarte, Isabel Fernandes Pinto, Nuno Caravela, Catarina Oliveira, Raquel Ramos, Isabel Ricardo. Há ainda outras dinâmicas literárias minuciosamente trabalhadas como forma de cativar a atenção de mais faixas etárias, como a organização de um teatro de marionetas, de uma ação de expressão dramática, do conto de histórias e músicas para bebés e famílias, e de um concerto-oficina.

Assinalando o 100º aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a Biblioteca Municipal, o Convento S. Paio e a Porta XIII – Associação Poética de todas as Artes, dinamizam três iniciativas que procuram relembrar uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, tendo sido a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. Assim, estão agendadas uma palestra “Encontros de Sophia – O Chão das Palavras”, uma apresentação e leitura de poemas “Sophia: poesia das fontes” com a participação da Classe de Piano da Academia de Música Fernandes Fão, e uma oficina que convida a “ Ilustrar Sophia com as técnicas do Escultor José Rodrigues”.

A edição 2019 da Festa do Livro e da Leitura propõe ainda um Recital de Poesia para a noite do 24 de abril, antevendo a comemoração da Revolução dos Cravos. O reconhecido ator Pedro Lamares traz “A Poesia é uma arma carregada de futuro (poema de Gabriel Felaya” ao Cineteatro de Cerveira, focando a poesia em língua portuguesa dos séculos XX e XXI, numa viagem pela obra de Fernando Pessoa, passando por Camões e Gil Vicente. Pedro Lamares irá partilhar com o público a sua paixão pelo universo poético, bem como desmistificar a relutância que muitas pessoas ainda sentem sobre o mesmo.

Associada a este ambiente festivo, a XXX Feira do Livro decorre entre 2 e 7 de abril, na Biblioteca Municipal, onde os interessados poderão contactar com muitos livros - acabados de lançar, de coleção, imperdíveis e de todos os géneros literários – e a preços mais apelativos.

Os horários de todas estas atividades estão disponíveis no programa específico da Festa do Livro e da Leitura.

Programa:

• Dia 2: Encontro com as autoras Danuta Wojciechowska e Joaninha Duarte

Alunos do Ensino Básico – 4º ano (1º ciclo) | 09h30 | 10h30 | 14h00

• Dia 3: Encontro com a escritora Isabel Fernandes Pinto

Alunos do Ensino Pré-escolar| 09h30 | 10h30 | 14h00

• Dia 4: Encontro com o escritor Nuno Caravela

Alunos do Ensino Básico – 5º ano (2º ciclo) | 10h30

• Dia 5: Palestra - “Encontros de Sophia - O Chão das Palavras”

Alunos Ensino Secundário e público geral | 10h00 – 11h30

• Dia 6: Apresentação “O Melro e a Pomba Amarela: Educação para os Afetos + Expressão Dramática”

Crianças e famílias | 11h00

• Dia 6: Sophia: Poesia das Fontes - Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen