Conselho Consultivo AECT Rio Minho ratifica Estratégia ‘Rio Minho Transfronteiriço 2030’

2019/04/05

O Conselho Consultivo do AECT Rio Minho reuniu, esta quinta-feira, na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, para dar o seu parecer e aprovação ao documento ‘Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030’. Além da presença de cerca de 30 entidades do Norte de Portugal e Galiza, o encontro contou com a presença da Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Portugal, María do Céu Albuquerque. O Município de Vila Nova de Cerveira esteve representado pelo seu Presidente de Câmara Municipal, Fernando Nogueira, que assume também o cargo de vice-diretor do AECT Rio Minho.

O diretor da AECT Rio Minho, Uxío Benítez, destacou a relevância deste trabalho, “inovador quer pelo alcance quer pelo âmbito territorial no qual opera, e que servirá para melhorar o grau de integração territorial e a qualidade de vida da população, com ações dirigidas à promoção do território, ao fomento do emprego e à inclusão social”. A Estratégia servirá como “porta a um processo estratégico continuado, a médio prazo, que permitirá ativar o território transfronteiriço numa lógica unitária e coerente”.

Sublinhando a importância da mobilização das várias entidades envolvidas em torno da estratégia do rio Minho, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, disse ter aceitado o convite para estar presente na instalação daquele órgão para "testemunhar" a cooperação entre os dois países. "É potenciar um recurso endógeno que é o rio Minho e à volta desse rio e desse potencial endógeno que esta região fronteiriça apresenta juntar uma estratégia para crescemos juntos. O caminho é este”, afirmou.

A 'Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030’ estabelece um plano de ação com base em cinco eixos estratégicos: Governação e programas de serviços conjuntos; Turismo sustentável e responsável; Cultura transfronteiriça; Mobilidade sustentável, e Sustentabilidade e economia inovadora.

A Estratégia 2030 é o principal produto do projeto Smart Minho, cofinanciado a 75 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP 2014-2020), em concreto no seu eixo 4, destinado à melhoria da capacidade institucional e eficiência da Administração pública.