Aviso aos proprietários de terrenos florestais junto a estradas municipais

2019/04/09

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai avançar com a empreitada de limpeza das faixas de gestão de combustível nas estradas das freguesias contempladas para intervenção no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2019. Neste sentido, recomenda-se aos proprietários o corte das árvores que serão devidamente identificadas e marcadas nos próximos dias, de acordo com o Anexo do Decreto Lei 10/2018 de 14 de fevereiro de 2018.

Prosseguindo com uma política de prevenção da floresta contra incêndios bastante interventiva, de forma a minimizar os efeitos nefastos de possíveis fogos florestais em prol da segurança de pessoas e bens, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Nova de Cerveira tem agendada uma empreitada que abrangerá, no imediato, cerca de 31ha.

A presente intervenção visa, numa primeira fase, a marcação de árvores que se encontrem dentro da faixa de gestão de combustível de 10m das estradas municipais das freguesias identificadas conforme o plano para 2019 – Covas, Candemil e Gondar, Mentrestido, Gondarém, Cornes, Reboreda e Nogueira, Vila Nova de Cerveira e Lovelhe. A sinalização será colocada no decorrer desta semana, com recurso a tinta florescente, fitas e afixação de editais, e os proprietários de terrenos florestais abrangidos por esta diretiva devem proceder ao respetivo corte até 30 de abril.

A segunda fase inicia a 2 de maio com os trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível por parte da empresa contratada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, vencedora de concurso, dando cumprimento às obrigações constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como ao Decreto-Lei 124/2006 de 28 de junho, na sua redação atual.

Em 2019, o investimento municipal para esta área é, sensivelmente, o mesmo que o do ano transato (100 mil euros). No entanto, não será exclusivamente aplicado na limpeza das faixas de combustível, mas também na melhoria e limpeza de pontos de água, beneficiação de rede viária florestal, entre outras ações.

Mapas de Intervenção: