Passar para o Conteúdo Principal

Centenário Orfeão Universitário do Porto escolhe ‘Vila das Artes’ para Digressão da Páscoa

2019/04/11

Entre este sábado e segunda-feira, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) encontra-se em Vila Nova de Cerveira para a tradicional digressão comemorativa da quadra pascal. O grupo de 200 atuais e antigos estudantes da Universidade do Porto vai contactar com lares de idosos e apresentar um Sarau Cultural no Cineteatro, com entrada livre.

As digressões fazem parte do calendário orfeónico desde 1913, ano em que se deslocou pela primeira vez a Espanha. Desde então, o Orfeão Universitário do Porto já se apresentou pelo continente europeu, africano, americano e asiático em inúmeras digressões.

Treze anos após ter escolhido Vila Nova de Cerveira pela primeira vez para a habitual Digressão da Páscoa, o Orfeão Universitário do Porto está de regresso à ‘Vila das Artes’ para presentear os Cerveirenses com um espetáculo único, repleto de música, dança e humor, privilegiando o canto, a etnografia e as manifestações culturais académicas nacionais. Além de visitar os lares de idosos do concelho e de algumas arruadas pelo centro histórico, o arranque da digressão fica marcado com um Sarau Cultural dirigido ao público em geral, agendado para este sábado, 13 de abril, no Cineteatro de Cerveira, às 21h30.

O Orfeão Universitário do Porto é constituído por cerca de 200 estudantes que trabalham ativamente nos 12 agrupamentos artísticos que integra, organizados em três grandes vertentes: Coral, Etnográfica e Académica. Construída em redor da cultura musical, é uma instituição universitária que valoriza a amizade, a saudade, o amor, a música, a cultura, não esquecendo o seu objetivo fundamental de representar a Universidade do Porto.

Trata-se ainda de uma das associações académicas mais antigas do país (fundado em 1912), sendo já reconhecida como uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos distinguida pela sua ação cultural com o Grau de Comendador da Ordem da Benemerência, Comendador da Ordem de Instrução Pública e Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto, entre outras distinções em Portugal e no estrangeiro.