‘Rio Minho’: Criada a marca de identidade para o território transfronteiriço

2019/04/15

“Um rio, dois países, grandes experiências”. Este é o slogan eleito para acompanhar a nova imagem da marca ‘Rio Minho’, apresentada hoje, no Parador de Tui, num ato que contou com a presença da presidente da Deputación de Pontevedra, Carmela Silva, do director da AECT Rio Minho e deputado de Cooperación Transfronteiriza da Deputación de Pontevedra, Uxío Benítez, e do vice director do AECT Rio Minho, Fernando Nogueira.

“Com a criação desta marca daremos a conhecer e potenciaremos todas as riquezas e património do território do Rio Minho Trasnfronteiriço. Desde Crecente e Melgaço, até à foz do Minho, temos un território repleto de atrativos. A marca ‘Rio Minho’ é o conjunto de todas estas riquezas, da nossa oferta cultural, gastronómica, turística e de lazer”, referiu Uxío Benítez.

O diretor do AECT Rio Minho realçou ainda que “durante séculos, ser fronteira deixou as populações confinados a estar na margem, mas hoje em dia ser fronteira é precisamente um dos maiores incentivos para os visitantes”. “Temos uma identidade e uma personalidade própria, aqui somos de Galiza e de Portugal, mas acima de tudo somos minhotos e minhotas, e algo que para nós é tão natural, fascina quem nos visita. A marca apresentada responde a uma visão supramunicipal e transfronteiriça do turismo. Cada un dos concellos e cámaras municipais que comprenden o territorio do Río Miño Trasfronteirizo “son interesantes por si sos e teñen moito que ofrecer, pero cando sumamos, obtemos un destino único, orixinal e diferente que nos coloca na vangarda do turismo actual e nos fai destacar sobre o resto”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, e vice-diretor do AECT-Rio Minho, salientou que “o rio Minho já é uma marca secular, sobejamente conhecida e reconhecida mundialmente, com um potencial económico, cultural, ambiental e turístico inigualável”. Aludindo a um perfil de turista cada vez mais exigente, Fernando Nogueira assegurou estarmos perante “um diamante que precisa de ser lapidado. E esta ação vem dar corpo, dar sustentabilidade a esta pretensão de, através dos elementos diferenciadores de cada concelho, contribuir para enriquecer esta marca tão singular”. “O rio Minho tem o que se pode denominar uma simbiose perfeita que merece ser partilhada com o mundo, e esta marca vem conferir mais competitividade, atratividade e conetividade”, concluiu.

O evento de apresentação da marca ‘Rio Minho’ foi conduzido pela blogger de viagens portuguesa Zara Quiroga e pelo ator galego Suso Pando, contando com a presença de vários representantes institucionais, culturais e turísticos do território, assim como dos principais organismos públicos galegos e portugueses.

A marca ‘Rio Minho’, fruto de um rigoroso estudo, é um produto contemplado no projeto ‘Visit Rio Minho’ para potenciar a visibilidade do território transfronteiriço do rio Minho como destino ecoturístico de qualidade, bem como para incentivar a sua preservação e valorização.

Confinanciado a 75 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvemento Regional (FEDER) no âmbito da convocatoria de ajudas do Programa de Cooperação Territorial Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020 o projeto ‘Visit Rio Minho’ tem como intervenientes a Deputación de Pontevedra, o AECT Rio Minho, o Centro Tecnolóxico do Mar - CETMAR, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho - CIM Alto Minho, o Centro de Estudios Euro Rexionais Galicia Norte de Portugal (FCEER), a Universidade de Vigo e os concelhos de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.