Cerveira acolhe projeto de turismo náutico sustentável da CIM Alto Minho, ‘BlueWays’

2019/09/12

Com o objetivo de valorizar e promover os percursos azuis, a CIM Alto Minho está a dinamizar, até outubro, o projeto ‘BlueWays’ pelos 10 concelhos da região. De participação gratuita, Vila Nova de Cerveira tem programado um conjunto de experiências náuticas para o fim-de-semana de 21 e 22 de setembro, nomeadamente passeio de barco, remo, paddle e kayake.

Já são amplamente conhecidas as inúmeras potencialidades turísticas da região alto-minhota, desde a gastronomia singular, a longa tradição associada ao vinho, os históricos monumentos, as tradições e costumes… O Rio e a Natureza é uma das áreas que está a suscitar um crescente interesse, enquanto espaço de descoberta, aventura e lazer.

Neste sentido, o ‘BlueWays’ visa criar uma oferta em rede de percursos azuis no Alto Minho através de atividades de planeamento, qualificação, capacitação e monitorização dos ativos naturais e dos agentes que atuam ao nível do turismo náutico sustentável, visando atrair novos fluxos de ecoturismo, através da promoção do Alto Minho, dos seus rios e planos de água, dos espaços naturais, com condições singulares para a prática de atividades de desporto, lazer e turismo.

Em Vila Nova de Cerveira, o desporto, o lazer e o turismo estão cada vez mais interligados, tendo como denominador comum a usufruição das mais diversas e belas paisagens naturais. No âmbito deste projeto intermunicipal, o fim-de-semana de 21 e 22 de setembro é dedicado a um vasto programa familiar para desfrutar das ‘Experiências BlueWays’ propostas: Passeio de barco, Remo, Paddle e kayake.

A participação é gratuita, mas é necessária inscrição para articular os grupos para as várias atividades e as sessões previstas de 30 em 30 minutos. Os interessados devem contactar a Loja Interativa de Turismo ou enviar email com nome e número de pessoas para presidenciaberta@cm-vncerveira.pt

Liderado pela CIM Alto Minho, com o apoio de agentes locais - públicos, privados e associativos -, o “BlueWays” é um projeto cofinanciado pelo PO NORTE 2020, cujo objetivo é desenvolver um conjunto de ações de valorização e promoção das atividades de turismo náutico sustentável, associando ou complementando, de forma sustentável, integrada e coerente, atividades de rio, com atividades de mar e natureza.

Horários BlueWays

Exp_Rio Minho_Blue Ways_VF