Comunicado - Ventominho renova protocolo de 100 mil euros com Comédias do Minho

25 Abril 2020

Porque boas notícias precisam-se, muito especialmente nos dias que estamos a viver, temos o gosto, grande, de comunicar que a VentoMinho, mecenas das Comédias do Minho, volta a renovar o seu apoio, uma vez mais, em 2020.

É uma comunicação que nos dá particular prazer, pelas razões mais obviamente pragmáticas e imediatas, mas especialmente porque muito nos honra ter connosco uma empresa que compreende a importância do apoio à cultura, particularmente determinante nos momentos de maior fragilidade.

A empresa de energias renováveis tem apoiado incondicionalmente, desde 2006, o projeto das Comédias do Minho e volta a fazê-lo agora, sendo este o 15º ano de um suporte que se tem revelado fundamental. O valor anual deste apoio é de 100.000€ e tem acontecido de forma ininterrupta desde 2006 até ao presente ano.

O apoio à cultura faz parte da missão da VentoMinho que procura retribuir ao território, onde tem implantados os seus parques eólicos, parte da riqueza que gera. Ao abrigo da Lei do Mecenato, ao apoiar este projeto, a empresa Ventominho, juntamente com as outras empresas do grupo Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho, estão a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Alto Minho, não apenas na sua vertente económica, mas também na sua dimensão cultural.

As câmaras municipais associadas das Comédias do Minho agradecem, mais uma vez, o apoio que a Ventominho continua a prestar. Este apoio tem sido determinante para a sustentabilidade do projeto. O mecenato da VentoMinho é também um contributo importante porque fortalece a posição das Comédias do Minho nas candidaturas à DGARTES, onde têm obtido excelentes pontuações a nível nacional.

Esta é uma história de cumplicidade longa. Hoje, muito especialmente neste contexto difícil, importa valorizar este compromisso da Ventominho porque ajuda a fortalecer um projecto cultural, que é único no território e ímpar no país. Esta valorização é tão mais gratificante porque é marcada pelos gestos felizes e responsáveis de uma empresa que tem um compromisso e uma relação com o território.

Por último, importa referir que também graças a este apoio foi possível desenvolver um trabalho único com a comunidade, através da ampliação das áreas de ação que envolvem a Companhia de Teatro, o Projeto Pedagógico e o Projeto Comunitário e que tornam possível que a cultura chegue a mais pessoas: públicos, criadores, parceiros e profissionais.

A continuidade desta colaboração, entre a VentoMinho e as Comédias do Minho, contribui para o reconhecimento alcançado, que é um exemplo da nova centralidade cultural que queremos e desejamos para o país.

Obrigado Ventominho.

Gabinete de Comunicação das Comédias do Minho