Desafio virtu@l para assinalar o Dia Internacional dos Museus

12 Maio 2020

À semelhança do que aconteceu com as Comemorações do 25 de Abril em contexto da pandemia COVID-19, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) também vai ser lembrado, de forma simbólica, em Vila Nova de Cerveira com recurso aos meios digitais. Não podendo dinamizar o evento ‘Museus Fora de Portas’, a autarquia lança o desafio à população para falar da experiência vivida num dos três espaços museológicos do concelho: Aquamuseu do Rio Minho, Museu da Bienal de Cerveira e Convento de S. Paio.

Com o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, a edição 2020 do Dia Internacional dos Museus tem como objetivo o potencial dos museus de criar experiências significativas para povos de todas as origens é central para seu valor social. Como agentes de mudança e instituições confiáveis, não há tempo como o presente para os museus demonstrarem a sua relevância, ligando-se construtivamente às realidades políticas, sociais e culturais da sociedade moderna.

De modo a não deixar passar em branco esta data, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira desafia a população em geral, e a comunidade escolar em particular, a realçar a importância da conservação e da valorização do património museológico no território, na cultura e na sociedade. “Para Mim os Museus São…”, com a resposta plasmada num pequeno vídeo até 1 minuto, enviado até ao dia 18 de maio para o correio eletrónico comunicacao@cm-vncerveira.pt, e que será, posteriormente, partilhado na página do facebook do Município de Vila Nova de Cerveira.

Todos os anos desde 1977, o ICOM organiza o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), um momento único para a comunidade internacional de museus. O objetivo desta efeméride é chamar a atenção sobre o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.