“Aldeia Feliz” chega a nove freguesias de Cerveira

2017/07/12

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) está a promover a quarta edição do projeto “Aldeia Feliz”, tendo como público-alvo cerca de 250 idosos de nove freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira. Até sexta-feira estão agendadas visitas a IPSS’s e ao domicílio para avaliação de múltiplos fatores de risco e determinantes da qualidade de vida desta faixa etária.

Para assinalar o arranque da iniciativa no concelho, os 25 estudantes de Medicina foram recebidos, esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, pelo autarca Fernando Nogueira e pela Vereadora de Ação Social, Aurora Viães, acompanhados de representantes das seis IPSS’s do concelho envolvidas e dos Presidentes das Juntas de Freguesia abrangidas: Gondar, Candemil, Mentrestido, Sapardos, Covas, Sopo, Gondarém, Nogueira e Cornes.

O projeto “Aldeia Feliz” consiste num programa de intervenção dirigido a idosos institucionalizados e/ou isolados, através de visitas ao domicílio para a realização de rastreios cardiovasculares, identificação de problemas de saúde e mobilidade, bem como a avaliação das condições de habitabilidade e o grau de dependência, através do preenchimento de um formulário que visa a caraterização completa dos pacientes.

A ação pretende, ainda, explicar aos idosos como proceder em situações de emergência, deixar dicas para não confundir a medicação e informar devidamente quanto ao tipo de apoio social existente na região.