Igualdade
![]()
Com o objetivo de consolidar a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas políticas municipais, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinaram a 09/12/2015 um protocolo de cooperação para a implementação de boas práticas.
Posteriormente, com a Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e com a implementação das medidas e ações da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), procedeu-se à assinatura de um novo protocolo, designado de 3ª geração. A formalização do protocolo, efetuou-se a 22/04/2022 entre o Município de Vila Nova de Cerveira e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, ponto fulcral para a concretização do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de forma a executar medidas da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação.
Protocolos
Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica
EIVL – Equipa para a Igualdade na Vida Local/Conselheiros/as
Em reunião de câmara a 28/07/2022 foi aprovada o regimento de funcionamento e constituição da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), a qual deverá reunir uma vez de dois em dois meses. A EIVL tem como finalidade promover a igualdade a nível local e assegurar a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação (PMIND) e é composta por os seguintes elementos:
- Presidente da Câmara Municipal ou Vereador/a com a área da Igualdade;
- O/A Conselheiro/a externo para a Igualdade, Dr.ª Ângela Mendes – Técnica Superior dos Serviços de Atendimento Local da Segurança Social de Cerveira; O/A Conselheiro/a interno para a Igualdade, Dr.ª Susana Carvalho – Técnica Superior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (Despacho PC -24/2022);
- Chefe de Divisão Administrativa e Financeira - Dr.ª Ivone Marinho;
- Chefe de Divisão de Planeamento, Obras e Gestão Urbanística – Arq.º Renato Martins;
- Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo;
- O/A representante de ONG com intervenção nos domínios da ENIND, sedeada ou a desenvolver atividade no Município, Dr.ª Samanta Filipe – Técnica Superior de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia de Cerveira.
Regimento de Funcionamento da Equipa para a Igualdade na Vida Local
Legislação
- Quadro de referência do Estatuto das Conselheiras e dos Conselheiros Locais para a Igualdade - Resolução do Conselho de Ministros n.º 39/2010, de 25/05
- Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local
- Resolução do Conselho de Ministros n.º 92/2023, de 14 de agosto – diploma que aprova o Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens (PAIMH) (2023-2026), incorporado na ENIND
- Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030
Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
O Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Vila Nova de Cerveira, surge da necessidade de criar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação no concelho. Este primeiro documento consiste num estudo a nível interno e externo do concelho de Vila Nova de Cerveira, tendo em conta diferentes assuntos relacionados com a Igualdade. A vertente externa incidiu numa caracterização sociodemográfica do concelho, enquanto a vertente interna se centrou no balanço social da autarquia, ou seja, nos seus funcionários e suas funcionárias. E foi internamente que o diagnóstico focou a sua maior atenção, através da realização de um inquérito por questionário, de forma a conseguirmos ter uma análise e perceção das condições e modos de vida dos colaboradores e colaboradoras da autarquia.
Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Vila Nova de Cerveira
Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Vila Nova de Cerveira, tem um conjunto de objetivos estratégicos que constituirão o Plano de Ação. Os objetivos definidos encontram-se divididos em sete eixos de desenvolvimento estratégico inseridos na vertente interna e externa.
Neste âmbito, este plano organiza-se pelos domínios anteriormente referidos acautelando em cada uma dessas vertentes áreas que o diagnóstico local revelou como como prioritários, a saber:
Vertente Interna
- Planeamento estratégico do Município de Vila Nova de Cerveira;
- Gestão de Recursos humanos;
- Comunicação Interna e Externa.
Vertente Externa
- Educação, Cultura e Desporto;
- Emprego, Conciliação e Empreendorismo;
- Saúde, Justiça e Ação Social;
- Relação com a Comunidade.
Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Vila Nova de Cerveira
Contactos
Equipa para a Igualdade na Vida Local
Tlf.: 251 70 80 27
Email: igualdade@cm-vncerveira.pt


