Passar para o Conteúdo Principal

Alto Minho aposta num programa de formação e criação artística dos agentes culturais sobre as lendas da região

Alto minho aposta num programa de forma  o e cria  o art stica dos agentes culturais sobre as lendas da regi o 1 980 2500
2015/05/21

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a promover, em colaboração com as Comédias do Minho e o apoio do Centro Dramático de Viana - Teatro do Noroeste, um programa inédito de capacitação e criação artística contemporânea em torno das lendas da região, envolvendo a comunidade, grupos de teatro amador, coros polifónicos, ranchos e outras associações locais. Esta iniciativa, inserida no projeto CRIARTE - Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte, visa a valorização e promoção do potencial criativo dos agentes culturais do Alto Minho. No dia 23 de maio, todos os grupos participantes juntam-se em Viana do Castelo para o espetáculo final – a “Romaria das Lendas”. Vila Nova de Cerveira estará representada com o Grupo de Teatro Amador “Outra Cena”.
Assim, em cada concelho do Alto Minho foi constituído um grupo com elementos de diferentes colectividades que, a partir de uma lenda local, está a desenvolver um trabalho de apropriação artística e inspiração criativa, que culminará com a montagem de dez espetáculos que serão apresentados em espaços simbólicos do território. Estes grupos são orientados por Gonçalo Fonseca (Paredes de Coura), Luís Filipe Silva (Melgaço), Rui Mendonça (Monção), Sílvia Barbosa (Valença), Tânia Almeida (Vila Nova de Cerveira), Samuel Coelho (Arcos de Valdevez), Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo), Radar 360º - António Oliveira e Julieta Rodrigues (Ponte de Lima), Graeme Pulleyn (Caminha) e Joana Castro (Ponte da Barca).
O ciclo de dez espetáculos apresenta-se como o resultado do programa de formação e criação artística, sendo realizado em dois fins de semana durante o próximo mês de maio, nomeadamente, de 8 a 10 de maio, nos concelhos do Vale do Minho, e de 15 a 17 de maio, nos concelhos do Vale do Lima (programa em anexo).
No dia 23 de maio, todos os grupos participantes juntam-se em Viana do Castelo para o espetáculo final – a “Romaria das Lendas”, cujo conceito passa por uma performance pelas ruas e praças do centro histórico com excertos das apresentações feitas nos espetáculos anteriores, constituindo este um momento de partilha coletiva e de festa popular sob o paradigma das romarias locais.