Cerveira Team Running presente na aventura do Ultra Trail Mont Blanc

2017/08/29

É o evento mundial mais mítico do trail e três membros do Cerveira Team Running/Clube Celtas do Minho vão lá estar. José Gomes, Bruno Lima e Marco Caraux foram selecionados para a prova CCC 101km, com partida já esta sexta-feira, às 08h00, de Itália, atravessando a Suíça para terminar em França. Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, recebeu, esta tarde, no Salão Nobre, os três “corajosos”, desejando-lhes boa sorte.

O Ultra Trail Mont Blanc, uma das provas mais prestigiadas do trail europeu conta, este ano, com um total de 8 mil participantes, sendo que há 173 portugueses inscritos, nas cinco distâncias que vão dos 56 aos 290 quilómetros, atravessando três países: França, Itália e Suíça.

Em 2015, José Gomes, Bruno Lima e Marco Caraux começaram a aventura do trail no Cerveira Team Running/Clube Celtas do Minho e, desde então, nunca mais pararam. Depois de várias participações em provas distritais, regionais e nacionais, eis que pela primeira vez concorrem a esta reconhecida prova e são logo selecionados para a edição de 2017, na prova CCC de 101 km, competindo com 1900 ‘runners’ de cerca de 100 nacionalidades.

Trata-se de uma prova com 6100 m de desnível positivo, com início em Courmayeur, Itália, atravessa a Suíça e termina em Chamonix, França, sendo considerada uma corrida única no seu género disputada sempre acima dos 1000 m de altitude, atingindo o ponto mais alto ao km 10 com 2584 m, e com oito passagens acima dos 2000 m.

Antes da partida para Itália, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, recebeu os três participantes, deixando uma mensagem de coragem e de gratidão. “Espero que sintam a recompensa por todo este esforço, fazendo uma excelente prova a nível físico e de bem-estar, e os resultados que sejam dentro das vossas expetativas. Acima de tudo, acreditem que é um enorme orgulho ter três corajosos que fazem parte desta grande alma que é Vila Nova de Cerveira. Vamos estar a apoiá-los e um grande obrigado pela promoção que fazem a Cerveira e às suas gentes”, disse o autarca.

José Gomes, cerveirense de 52 anos de idade, assegura: “foram oito meses de dura preparação com 17 provas disputadas, entre elas 8 Ultras (+ de 43 km) e uma Endurance (104 km) e 1750 km percorridos entre provas e treinos. Quando me perguntam se estou preparado para este desafio, nunca sei o que responder dado a grandeza deste tipo de provas e todas as condicionantes que podemos enfrentar em alta montanha, frio, vento, chuva, neve ou calor, e claro o mal da montanha, também conhecido como doença das alturas”.

Bruno Lima, de 34 anos, natural de Caminha, realça: “O meu pensamento não passa pela classificação ou por competir contra todos aqueles que lá estão com a mesma ilusão que eu. Só penso em estar lá.... em correr, lutar contra aquele maciço gigante, em deixar voar a minha mente até ao Pórtico dos Sonhos....A Chamonix vou chegar empurrado por a minha determinação e por todos aqueles que me apoiaram e acreditam em mim”.

Marco Caraux, de 40 anos, residente em Vila Nova de Cerveira, sublinha que “esta participação é o culminar de um longo e duro ano de trabalho, com treinos e provas rigorosas. Se acabar nos primeiros 500 é um bom resultado, mas o mais importante é a honra de participar neste grande evento de renome internacional, e que nos dá pontuação direta para uma pré-seleção para a prova rainha, em 2018”.

A prova destes três membros do Cerveira Team Running arranca na sexta-feira às 08h00 da manhã, e pode ser seguida a par e passo através do link: http://utmbmontblanc.com/en/live/runner/