Restauro da tela do benemérito Manuel José Lebrão e da imagem da Senhora do Leite

2015/05/14

Apostando numa política de preservação das memórias do concelho, a autarquia cerveirense, em consonância com a Santa Casa da Misericórdia, assumiu o compromisso de proceder ao restauro da tela do benemérito Manuel José Lebrão. Imagem rara da Senhora do Leite também será alvo de um diagnóstico dos principais problemas, com vista a uma possível intervenção futura de conservação e restauro.
A exposição “Misericórdias de Cerveira: religião, Caridade e Hospital”, inaugurada a 02 de abril e patente até ao final do mês de setembro no Arquivo Municipal, despertou a necessidade de avançar, em breve, com um trabalho de restauração do quadro daquele que foi o grande benemérito de Vila Nova de Cerveira, Manuel José Lebrão.
Exposta no Arquivo, e propriedade da Santa Casa, a tela do século XX, década de 20 ou 30, apresenta elevados sinais de degradação que podem ser atempadamente eliminados e, desta forma, prestar uma justa homenagem ao homem que, com o fim de auxiliar os doentes desprotegidos, mandou erigir, em 1926, um magnífico e grandioso hospital na sede do Concelho de Vila Nova de Cerveira, inaugurado em 1929, e que ofereceu à Misericórdia de Cerveira dotado com mais mil contos.
Com este projeto em mãos, e atendendo a que entretanto se constatou que a imagem da Senhora do Leite – peça antiga, rara e de elevado valor - apresenta tentativas de restauro mal-sucedidas, a Câmara Municipal, com a colaboração da Santa Casa, propõe-se a analisar a hipótese de concretizar também um restauro nessa imagem.
Contudo, esta intervenção envolve um processo mais minucioso e moroso, uma vez que os trabalhos de restauro anteriormente efetuados não dignificam a riqueza patrimonial da imagem que, atualmente, se encontra vestida de branco e ouro, quando as costas mostram o que seria a sua policromia original em tonalidades de azul celeste. Desta forma, a autarquia teria de realizar, numa primeira fase, um diagnóstico dos principais problemas que afetam a imagem para, posteriormente, preparar toda a intervenção de conservação e restauro.
Esta imagem da Senhora do Leite, que se encontra num oratório nas instalações do Lar maria Luísa da Santa Casa, é uma das mais antigas do concelho, sendo contemporânea da fundação da própria Misericórdia em Vila Nova de Cerveira, cujos provedores tiveram o selo de conservar e passar de geração em geração até aos nossos dias. Ao apresentar Nossa Senhora coroada é, muitas vezes, associada à Rainha Santa Isabel, patrona por excelência das misericórdias portuguesas.
Esta iniciativa pretende, não só chamar a atenção da sociedade civil e de todos os visitantes para a riqueza do património da Santa Casa da Misericórdia e do concelho, como também para a necessidade de preservar e salvaguardar este valioso património.