Cerveira-Tomiño presente em sessão europeia de promoção do crescimento e coesão das regiões fronteiriças

2017/10/27

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, participou, esta quarta-feira, em Mérida, num workshop promovido pela Comissão Europeia, integrado na Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa. Cerveira-Tomiño acompanha as dinâmicas europeias para impulsionar a cooperação transfronteiriça.

No seguimento da comunicação enviada, em julho do corrente ano, pela Comissão Europeia ao Conselho e ao Parlamento Europeu, em torno do “crescimento e coesão das regiões fronteiriças da EU”, a DG Regio da Comissão Europeia reuniu um conjunto de entidades, com o objetivo de analisar os interesses estratégicos comuns destas regiões ao nível europeu.

A participação de Cerveira-Tomiño neste encontro, representada pelo Presidente do Município de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, serviu para conhecer as medidas em curso adotadas pela CE ou pelas instituições nacionais para os territórios de fronteira.

A sessão de trabalhos decorreu ao longo de todo o dia, com a apresentação de um plano de ação proposto pela Comissão Europeia para combater os principais obstáculos que as regiões fronteiriças enfrentam no seu desenvolvimento. O programa do workshop contou ainda com a partilha de alguns casos práticos de sucesso, nomeadamente na vertente da mobilidade de trabalho (Galiza-Norte de Portugal), da Multilinguismo (fronteira França-Espanha), da Saúde (Itália e Eslovénia) e do Transporte (Fronteira França Alemanha).