Confraria do Vinho Verde associa-se à promoção do Sável

2015/05/08

Como forma de assinalar o primeiro de quatro fins-de-semana dedicados a um dos ex-libris do rio Minho - o Sável -, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aceitou o desafio lançado pela Confraria do Vinho Verde de promover, este sábado, a iniciativa ‘Vinho Verde e Produtos Endógenos’, integrando uma palestra temática que evoca a identidade e a história vitivinícola no concelho ao longo dos tempos.
Confecionado em três variedades – debulho, frito e escabeche - o Sável é, por esta altura, rei em 11 restaurantes cerveirenses, harmonizado com a singularidade do aroma e textura dos vinhos verdes da região. A Confraria do Vinho Verde vem, desta forma, enriquecer a iniciativa “Sabores com Tradição” que, durante os fins-de-semana de maio, convida a uma experiência sensorial irresistível: degustar o sável do rio Minho acompanhado pelo vinho verde.
O programa desta ação enogastronómica ‘Vinho Verde e Produtos Endógenos’ inicia pelas 10h30, deste sábado, com o executivo cerveirense a receber oficialmente, nos Paços do Concelho, a Confraria do Vinho Verde, com a presença do grão-mestre da Confraria, Dr. Mário Fernando Correia. Após a receção, os confrades seguem em “desfile” até ao Auditório da Biblioteca Municipal para, pelas 11h00, se falar d’ “O Vinho e a Vinha em Vila Nova de Cerveira ao longo da sua História”, numa palestra proferida pelo Doutor Gonçalo Maia Marques. Para encerrar esta iniciativa e conferindo-lhe um caráter histórico-patrimonial, está agendada uma prova de vinhos verdes no Castelo de Cerveira.
Alie o cenário impactante de Vila Nova de Cerveira aos prazeres enogastronómicos. Durante os próximos quatro fins-de-semana de maio, venha fazer uma degustação, harmonizando o vinho com a tipicidade da gastronomia que Cerveira oferece.