Passar para o Conteúdo Principal

Museus de Vila Nova de Cerveira vão ao seu encontro

Museus de vila nova de cerveira v o ao seu encontro 1 980 2500
2015/05/07

O Aquamuseu do Rio Minho, o Forte de Lovelhe, o Convento de San Payo, o Museu da Bienal de Cerveira e a Câmara Municipal unem-se, uma vez mais, para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), através de um evento interativo. De 11 a 18 de maio, ‘Museus Fora de Portas’ proporciona ateliers, exposição, visitas guiadas e um concerto memorável. Entrada gratuita.
O ‘Museu Fora de Portas’ promete um contacto direto entre comunidade e museus fora do espaço formal, suscitando diálogo e interação sobre o território, a cultura e a sociedade. O objetivo passa por destacar as valências museológicas do concelho e sensibilizar para a conservação e valorização do património cultural.
Um dos pontos altos do programa acontece na tarde de sábado, com o concerto “Música nos Caminhos de Santiago”, pela Orquestra do Norte acompanhada por quatro grupos corais - Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, Coro do Orfeão de Leiria, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Coro do Liceu Vila Garcia -, num total de 150 elementos em palco. De entrada livre, o espetáculo WOLFGANG AMADEUS MOZART – REQUIEM EM RÉ MENOR, K.626 está agendado para o interior do Castelo de Cerveira, às 16h30.
Para o domingo, 17 de maio, com início às 10h00 e prolongando-se durante o dia, decorre a visita guiada conjunta ao Aquamuseu do Rio Minho, Forte de Lovelhe, Convento de San Payo e Museu da Bienal de Cerveira. Mais do que abordar as coleções de cada espaço, procura-se dar a conhecer os pontos de ligação e a complementaridade entre eles, tendo sempre por base o território, a sua matriz cultural e a sustentabilidade. As comemorações rematam no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, com a abertura gratuita dos espaços museológicos cerveirenses a todos os visitantes.
Não obstante, e de 11 a 15 de maio, os museus também vão às escolas ao encontro dos alunos do concelho, para a realização dos ateliers “Convento de San Payo: Anjas de José Rodrigues”, “Museu da Bienal de Cerveira: Arte e natureza: tudo se cria, tudo se transforma”, “Aquamuseu do Rio Minho: Recursos…de plástico!” e “Forte de Lovelhe: O que os objetos nos contam”. 
O desafio foi lançado pelo International Council of Museums para que, este ano, a efeméride seja assinalada sob o tema de Museus para uma Sociedade Sustentável, e a ‘Vila das Artes’ preparou um vasto conjunto de atividades. De 11 a 18 de maio, os museus cerveirenses vão ter consigo, receba-os!