Passar para o Conteúdo Principal

Roteiro das ‘maias’ naturais e em crochet

Roteiro das  maias  naturais e em crochet 1 980 2500
2015/04/30

Vila Nova de Cerveira dá as boas-vindas ao mês de maio com um ambiente colorido e floral. Duas ‘maias’ em crochet ornamentam a varanda do Município e a fachada da Loja Interativa de Turismo. Os restantes edifícios públicos expõem ‘maias’ de flores naturais e criativas. Sugestões complementares para uma visita em família ao concelho.
Em cada efeméride, a ‘Vila das Artes’ tem-se afirmado pela elaboração de um programa de atividades familiar, acompanhado de trabalhos artesanais em matéria de ornamentação que convidam o residente ou turista a partir à descoberta de um concelho que conjuga uma beleza natural ímpar com a forte componente artístico-cultural.
Maio é por excelência o mês das flores, e o Município cerveirense presta-lhe uma merecida receção: com empenho, dedicação e muita imaginação, um grupo de colaboradoras municipais criou duas ‘maias’ em grandes dimensões, com requisitos comuns dos tons amarelos e verdes e de ser ornamentada em crochet. Á varanda da Câmara Municipal pode apreciar-se uma ‘maia’ constituída por 30 tradicionais jarros todos minuciosamente trabalhados em crochet, acompanhados pela também tradicional giesta. Na fachada da Loja Interativa de Turismo, cerca de 50 pampulhos dos campos e urze do monte em crochet criam mais um atrativo turístico.
Um pouco por todo o centro histórico da vila, vários edifícios públicos e particulares ganham outra vida com a colocação de arranjos florais, fruto do envolvimento de escolas, IPSS’s e comerciantes, promovendo um roteiro das ‘maias’.
Valorizar as tradições, fomentar a recriação e costumes de hábitos populares e estimular a participação e criatividade artística e cultural são os objetivos subjacentes a esta iniciativa amplamente alcançados pelo envolvimento de toda a comunidade, a quem a autarquia cerveirense deixa um agradecimento público.