Domingo percorra a história e cultura do Trilho das Gândaras

2015/04/28

O Município de Vila Nova de Cerveira e o Clube Celtas do Minho dinamizam, este domingo, 03 de maio, o Trilho das Gândaras pelas freguesias de Gondar e Mentrestido. Trata-se da segunda iniciativa integrada no ‘Caminhar em Cerveira 2015’, num ciclo de percursos pedestres que se prolonga até Novembro. Participação gratuita.
O Trilho das Gândaras é um percurso com 9 km’s, de grau de dificuldade fácil e caraterísticas histórico-culturais. O ponto de encontro está marcado para a Igreja Paroquial de Gondar, às 09h00 e o início para as 09h30, numa duração estimada de 03h30. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários pontos de interesse.
Para além de dinamizar a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Vila Nova de Cerveira, o ‘Caminhar em Cerveira’ veio reforçar o surgimento de um novo conceito turístico baseado em critérios de sustentabilidade, integração e preservação do meio, promovendo pontos de interesse de Montanha junto da comunidade local e turística.
Na sua primeira edição, em 2014, cerca de duas centenas de pessoas oriundas não só de Cerveira, mas também de Coimbra, Porto, Oliveira de Azeméis e, principalmente, Galiza, participaram na iniciativa, revelando vontade de repetir. Desta forma, a autarquia cerveirense apresentou um programa de caminhadas para este ano de 2015, e que prossegue com a seguinte calendarização: 03 de maio, Trilho das Gândaras; dia 04 de julho, o percurso será noturno pelo Alto da Pena; 06 de setembro é proposto o Trilho Monte das Minas; a 04 de outubro, o Trilho Vale das Donas e, para finalizar, a 01 de novembro, o Trilho do Cervo.
O público em geral pode participar gratuitamente, sendo necessário efetuar a respetiva inscrição através do Clube Celtas do Minho via online, ou por email e/ou telefone: celtasdominho@gmail.com ou 934 440 770/916 531 313. Podem ainda consultar o Portal do Município de Vila Nova de Cerveira, bem como o Facebook em ‘Caminhar em Cerveira’.