Passar para o Conteúdo Principal

Município colabora com Centro de Formação para dotar professores de competências em socorrismo

Munic pio colabora com centro de forma  o para dotar professores de compet ncias em socorrismo 1 980 2500
2015/04/27

Cerca de 25 professores do pré-escolar, 1º,2º e 3º ciclo dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha e Valença estão a receber formação na área dos Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida. Ação formativa, que decorre até dia 30 de abril em Vila Nova de Cerveira, conta com a colaboração da autarquia.
Com o propósito de dotar os docentes de alguns conhecimentos e competências, no âmbito dos primeiros socorros que possam vir a ser necessários em contexto escolar, esta ação pretende transmitir noções básicas de auxílio a situações de emergência. Não obstante, a introdução no próximo ano letivo de novas metas nos programas de Ciências Naturais do 9º ano faz com que esta temática formativa seja pertinente para os docentes da disciplina explorarem os seguintes conteúdos: Sistema Integrado de Emergência Médica; Exame Geral da Vítima; Suporte Básico da Vida; Asfixia e obstrução da via aérea; Hemorragias; Feridas e Queimaduras; Intoxicações; Lesões músculo-esqueléticas; Alterações do conhecimento.
Organizada pelo Centro de Formação do Vale do Minho, esta ação “Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida” conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e do Programa de Emergência Social. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira também se apresenta como um parceiro direto na concretização desta iniciativa, através da cedência de um técnico superior da autarquia com amplas competências e conhecimentos em socorrismo, enquanto formador há alguns anos e voluntário na corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
A ação formativa desenvolve-se ao longo de 25 horas de conteúdos teórico-práticos, tendo conclusão prevista para o dia 30 de abril.