Originais e coloridas coroas de flores assinalam tradição d’ “As Maias”

2018/04/30

Vila Nova de Cerveira volta a sugerir o roteiro d’ “As Maias” pelo centro histórico. Entre 1 e 7 de maio, varandas, janelas e portas de edifícios públicos e particulares ostentam mais de meia centena de coroas de giestas e flores, recuperando uma antiga tradição local ligada à primavera e à crença pagã. Autarquia agradece envolvimento comunitário.

Na véspera do 1º de maio, a comunidade cerveirense mantém-se fiel aos usos e costumes dos antepassados, exibindo arranjos florais, uns mais simples outros mais sumptuosos, mas onde a giesta amarela, as flores campestres e os verdes não podem faltar.

Fruto de uma grande colaboração das escolas, jardins de infância, juntas de freguesia, IPSS, associações de caráter cultural do concelho e colaboradores municipais, Vila Nova de Cerveira dá as boas-vindas ao mês de maio com um ambiente floral e alegre.

Valorizar as tradições, fomentar a recriação e costumes de hábitos populares e estimular a participação e criatividade artística e cultural são os objetivos subjacentes a esta iniciativa, amplamente alcançados pela adesão da comunidade, a quem a autarquia cerveirense deixa um agradecimento público.

Fica assim o convite para fazer o roteiro d’ ‘As Maias’, entre o feriado desta terça-feira, dia 1, e o próximo dia 7, pelas artérias do centro histórico cerveirense.