Ultra Trail de Cerveira 2018 supera os 1000 participantes

2018/05/02

Pelo quarto ano consecutivo, o Ultra Trail de Cerveira supera todas as expetativas ao nível de inscrições e apresenta um conjunto de elementos diferenciadores que o consolidam como uma referência no calendário nacional da modalidade. No próximo sábado, 5 de maio, um milhar de atletas vai percorrer a ‘Montanha Mágica’, prova que, este ano, integra o Calendário Nacional de Skyrunning e seleciona os jovens atletas para representar Portugal no Youth Skyrunning World Championships.

É a contagem decrescente para o evento desportivo que conjuga a competição com as paisagens naturais do concelho de Vila Nova de Cerveira. Dureza e beleza são duas das caraterísticas que qualificam o Ultra Trail de Cerveira 2018 e que atraem um número cada vez maior de participantes. A edição 2018 é já uma das mais concorridas dos últimos anos, com o registo de 1000 atletas, divididos pelas três provas. Em comparação com o ano anterior, contabilizam-se mais 300 participantes, com destaque para um aumento de inscrições de Lisboa e da zona Centro do país.

Pela primeira vez, o Ultra Trail de Cerveira alcança a restrita lista de 20 provas a integrar o Calendário Nacional de Skyrunning, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e seleciona os jovens atletas para representar Portugal no Youth Skyrunning World Championships. Esta novidade torna as provas mais exigentes a nível de percurso, implicando o envolvimento de juízes-árbitros credenciados que, para promoverem a verdade desportiva e a segurança dos atletas, exigem a utilização de material obrigatório aos atletas que será alvo de verificação.

O Ultra Trail de Cerveira conta com as seguintes provas e distâncias: Skyrace Minitrail de Cerveira - 10kms D+600m (Iniciados/Juvenis); Skyrace Trail de Cerveira – 22 kms D+1500m (Troféu da Juventude Sub-23 de Skyrunning, para a Taça de Portugal de Sky); e Ultra Sky Marathon – Ultra Trail de Cerveira – 53kms D+3200m (Taça de Portugal – Ultra).

Com organização da EDV Viana Trail, Xlife Events e Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, o Ultra Trail de Cerveira assenta ainda em conceitos como a pegada ecológica, sendo recolhidas as fitas de participação, e no ambiente familiar, proporcionando uma caminhada.

As provas decorrem no próximo sábado, 5 de maio, com partidas às 8h00 e 9h00 do centro histórico cerveirense.