Diário para o 4º dia da Festa do Livro e da Leitura

2015/04/23

Encontros com escritor, apresentação de projeto e conversa-concerto são as atividades programadas para esta sexta-feira, 24 de abril, no âmbito da Festa do Livro e da Leitura que está a decorrer até domingo, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. Ações são gratuitas.
Os alunos do 3º e 40 ano do 1º ciclo de Vila Nova de Cerveira têm encontro marcado com escritor João Manuel Ribeiro, ao longo de três sessões. Com mais de três de dezenas de títulos de Literatura infanto-juvenil, repartidos entre a narrativa e a poesia, sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância», João Manuel Ribeiro tem acompanhando o processo de escrita com um trabalho de dinamização da literatura em Escolas Básicas do 1.º Ciclo e colégios. A sua obra conta com várias dezenas de títulos editados e que foram alvo de múltiplas recensões e alguns estudos críticos.
Ainda no período da manhã, e numa parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, os alunos do 6º e 9º ano terão a oportunidade de assistir à atividade “biblioteca Humana”, que consiste num livro humano de pessoas que superaram a doença. Incluída desde 2003 no Programa de educação dos Direitos Humanos promovidos pela Comissão Europeia, esta iniciativa baseia-se num método inovador que pretende promover o diálogo, reduzir os preconceitos e encorajar a compreensão.
Á tarde, a ETAP – Escola Profissional apresenta o projeto “Lendas a Duas Mãos”, destinado a alunos do ensino secundário e público em geral. Este quarto dia encerra com a conversa-concerto ‘Conta-me Histórias com Lúcia Moniz’, agendada para as 21h30, no Cineteatro de Cerveira, com entrada livre. Basta uma guitarra acústica e dois dedos de conversa para uma noite agradável. E há muito para falar e conhecer sobre o percurso artístico de Lúcia Moniz.
A Biblioteca Municipal apresenta, até domingo, um vasto programa de atividades, integradas na Festa do Livro e da Leitura. Boas e animadas leituras!