Encontro de Coros agendado para domingo, 10 de junho

2018/06/05

O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Câmara Municipal, promove no próximo domingo, 10 de junho, um Encontro de Coros. De entrada livre, o evento tem início às 15h30, no Cineteatro de Cerveira.

São convidados deste intercâmbio musical, o Coro dos Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Norte, o Coral Polifónico de Melide e o anfitrião Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira. Cada grupo vai interpretar cinco temas musicais do seu repertório, proporcionando um ambiente familiar.

O Coro dos Voluntários da LPCC – Núcleo Regional do Norte iniciou a sua atividade em maio de 2015, não tendo quando formação musical. Tratando a música com o mesmo carinho que tratam o doente, o caminho percorrido é como amadores, com ajuda do Prof. Orlando Mesquita.

Oriunda da Galiza, a Sociedade Coral Polifónica de Melide é uma entidade sem fins lucrativos constituído em 1982, com o único objetivo de fomentar e divulgar a cultura em todos os âmbitos, mas com especial atenção à divulgação da arte da música galega. Com direção de Don Valeri Moriatov, este coro conta com um vasto repertório de música sacra e profana em galego, castelhano e latim, inclui algumas canções em inglês, italiano ou russo.

Por sua vez, o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, com três décadas de existência, muito tem contribuído para a divulgação da música coral e para a promoção do concelho em numerosas localidades de Portugal e Espanha. O trabalho realizado foi reconhecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com a atribuição da Medalha de Mérito Concelhio, em sessão realizada nos Paços do Concelho, a 1 de outubro de 1994, dia do Município. Como diretores artísticos passaram pelo Coral Polifónico, o professor Euclides Rodrigues, a professora Lúcia Picas, a professora Milagro Fandiño e, atualmente, é coordenado e dirigido pela professora Cíntia Pereira, desde fevereiro de 2005.