3º dia da Festa do Livro e da Leitura: a poesia e a alma do poeta que nunca se apaga

2015/04/22

Sofia de Mello Breyner Andersen, Luís de Camões e Carlos Basto estão em evidência no terceiro dia da Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira. Alunos do secundário e público em geral convidados para reviver a obra de dois grandes poetas portugueses e para conhecer o Alto Minho através de aguarelas.
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira dedica o período da manhã desta quinta-feira à “Poesia de Sophia de Mello Breyner”, numa palestra proferida pela Professora Maria José Areal, marcada paras as 09h30. Destinada a alunos do ensino secundário e ao público em geral, esta sessão visa explorar e aprofundar aquela é considerada uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX: Sophia de Mello Breyner foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999, tendo-nos deixado uma vasta obra repleta de sabedoria, conhecimento íntimo e reflexão, exposta numa simplicidade original.
Á tarde, pelas 14h00, o encontro está marcado para reviver “Os Lusíadas, um Livro de Amor”, numa palestra conduzida pelo Professor Doutor Luís da Silva Pereira e dirigida a alunos do secundário e o público em geral. Este momento servirá para recordar a epopeia portuguesa por excelência de Luís de Camões, poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Para encerrar o terceiro dia, às 16h00 assista à apresentação do livro “Pelo Alto Minho – Sketchbook”, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), e que convida a percorrer o Alto Minho através da ilustração do consagrado pintor Carlos Basto. A obra possui mais de 200 páginas profusamente ilustradas com aguarelas alusivas a inúmeros pontos de interesse patrimonial, cultural e ambiental do Alto Minho e descritas pelo autor com “afetivo pormenor”. O autor, Carlos Basto, salientou que se trata “do primeiro sketchbook impresso em Portugal com esta abrangência intermunicipal, envolvendo todo o território do Alto Minho”.
A Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira prolonga-se até ao próximo domingo, com iniciativas para todas as idades.