2º dia da Festa do Livro e da Leitura dedicado à ilustração, ciência e poesia

2015/04/21

Um workshop e duas palestras sobre temáticas distintas são as sugestões da Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira para esta quarta-feira. Programa do segundo dia destina-se a alunos e público em geral.
A Ilustradora Gabriela Sotto Mayor desloca-se à ‘Vila das Artes’ para dar a conhecer as magias e segredos que usa nas suas ilustrações originais. Através do workshop intitulado “Sentimentos Ilustrados”, as crianças do 1º e 2º ano do 1º ciclo do concelho vão poder conversar e reconhecer a importância das ilustrações como uma outra linguagem, elemento fundamental na literatura infantil. Estão programadas três sessões para esta quarta-feira, entre as 10h00 e as 15h00.
No período da tarde, a Biblioteca Municipal recebe, pelas 14h00, a palestra “Ano Internacional da Luz: A Luz Laser e suas Aplicações”, proferida pelo Doutor António Lúcio, e dirigida aos alunos do ensino secundário. Trata-se de uma organização do Projeto Ler Ciência, numa parceria com a Biblioteca Municipal e o Departamento de Ciências do Agrupamento de Escolas de Cerveira.
Ás 16h00, é o momento de conhecer “Portugal de Miguel Torga”, através da Drª. Elsa Ligeiro, numa palestra integrada no programa da Alma Azul, produtora e editora, para assinalar os 20 anos da morte de Miguel Torga. “Portugal de Miguel Torga” é uma ação de dinamização cultural que visa divulgar a figura e a obra de Miguel Torga, em espaços culturais, através do livro Portugal, de Miguel Torga, editado em 1ª edição em 1950 e no qual recolheu os textos que foi escrevendo sobre as várias regiões do país. Um olhar poético, mas também irónico e por vezes crítico sobre Portugal.
Até domingo, a Biblioteca Municipal e o Cineteatro de Cerveira apresentam um vasto programa de atividades, integradas na Festa do Livro e da Leitura. O horário de funcionamento deste segundo dia é das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Boas e animadas leituras!