1º dia da Festa do Livro e da Leitura com programa para comunidade escolar

2015/04/20

A Feira do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira arranca amanhã, prolongando-se até ao próximo domingo. O primeiro dia fica marcado por um programa dirigido para alunos de vários ensinos, mas também para agentes educativos, pais e encarregados de educação. Ações decorrem na Biblioteca Municipal.
Do Porto, a contadora de histórias Mariana Machado traz, para os alunos do ensino pré-escolar, os contos fantásticos no seu saco sabichão até à Biblioteca Municipal. De dentro deste saco são tiradas várias surpresas que se transformam em histórias de princesas, bruxas, meninos traquinas... E só os desvenda depois do ritual das palavras secretas! Para se saber quais são as histórias só se tem que dizer: "Esfrega, esfrega com as mãos, estica estica o dedão, abro..." Estão programadas quatro sessões de conto para a manhã e tarde desta terça-feira: 09h30-10h00|10h15-10h45|11h00-11h30|14h00-14h30.
A vertente solidária também está presente neste evento literário, com a "Biblioteca Humana", numa parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Incluída desde 2003 no Programa de educação dos Direitos Humanos promovidos pela Comissão Europeia, esta iniciativa baseia-se num método inovador que pretende promover o diálogo, reduzir os preconceitos e encorajar a compreensão. Um livro humano é uma pessoa que foi escolhida para ser representativa de um certo grupo. Algumas das ideias originais deste projeto, com a respetiva mensagem: 'Não julgues o livro pela capa' (identificar preconceitos e mitos), 'Nem é preciso saber ler' (Todos podemos ajudar, basta ouvir), e 'Com este livro não irás adormecer' (devemos ficar sempre em alerta). O público-alvo são os alunos do 10º. 11º, e 12º ano, para sessões às 10h15|13h45|15h30.
O primeiro dia encerra com uma palestra intitulada “A Influência da Leitura no Desenvolvimento da Personalidade”, proferida pelo Dr. Pedro Vaz, neuropsicólogo, numa colaboração com a CLIPÓVOA (Hospor S.A.). Dirigida a agentes educativos, pais e encarregados de educação, esta palestra vai abordar a importância da leitura para além da interpretação dos signos do alfabeto, mas como produtora de sentidos, uma aprendizagem que está ligada ao processo de formação geral de um indivíduo e a sua capacitação dentro da sociedade. “Através de um livro, milhares de crianças podem descobrir um universo de aventuras, um mundo só seu, repleto de magia que é concedido nas páginas de um livro. A leitura é uma atividade prazerosa e poderosa, pois desenvolve uma enorme capacidade de criar, trazer conhecimentos, promovendo uma nova visão do mundo”.
Durante seis dias, entre 21 e 26 de abril, a Biblioteca Municipal e o Cineteatro de Cerveira apresentam um vasto programa de atividades, integradas na Festa do Livro e da Leitura. No primeiro dia, o horário de funcionamento é das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h00. Boas e animadas leituras!