Cerveira acolhe Encontro Internacional de Jovens “Servas Youth Summer Camp”

2018/08/27

Meia centena de jovens de vários países como Alemanha, Arábia Saudita, Espanha, Finlândia, Hungria, Itália, Polónia e Portugal estão, durante esta semana, em Vila Nova de Cerveira para dinamizar o “Servas Youth Summer Camp”, dedicado à temática dos "Cidadãos da Terra: Um Mundo Sem Fronteiras". Participantes foram recebidos, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Organizado por jovens da Servas Espanha, da Servas Itália e da Associação Servas Portugal, como país anfitrião, o “Servas Youth Summer Camp” inclui um vasto programa de atividades, com sessões, workshops e jogos em torno de assuntos como a livre circulação de pessoas, conflitos armados, tráfico de pessoas e armas, direitos humanos de pessoas refugiadas, assim como a proteção ambiental, respeito pelo Planeta, o desperdício de recursos naturais, etc.

Trata-se de um acontecimento histórico para a Associação Servas Portugal, por ser a primeira vez que acolhe um encontro internacional. A seleção de Vila Nova de Cerveira para ser o palco deste campus foi proposta do jovem Simão Arriaga, por ser “um lugar aprazível”, com vários equipamentos de lazer e desportivos, além da oportunidade de conhecer alguns museus e visitar a XX Bienal Internacional de Arte.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e a Vereadora Aurora Viães, deram as boas-vindas a este grupo de jovens multicultural, com idades entre os 18 e 30 anos, desejando uma semana profícua de intercâmbio de conhecimentos e experiências, em conjugação com o desfrute da beleza natural e riqueza cultural de Vila Nova de Cerveira. A representante da Servas Portugal, Claudina Machado, agradeceu toda a disponibilidade do executivo para com uma “iniciativa que traz um bocadinho do mundo a Cerveira”.

Servas é uma rede mundial de anfitriões e viajantes existente em mais de 80 países, com o objetivo de promover a compreensão internacional através de contactos pessoais e de troca de ideias. Oferece uma "porta aberta" para que o viajante possa participar por um curto período na vida diária dos seus anfitriões, pelo que todos os membros têm em comum o desejo por um mundo mais tolerante e pacífico onde se desenvolva o respeito e a amizade.