Passar para o Conteúdo Principal

Mensagem da Vereadora Aurora Viães na Newsletter Social do 1º Trimestre de 2015

Mensagem da vereadora aurora vi es na newsletter social do 1  trimestre de 2015 1 980 2500
2015/04/17

Caros Parceiros, 

O convívio entre gerações e instituições de solidariedade social do concelho assume-se como uma temática cada vez mais pertinente, contribuindo para o redimensionar do papel dos mais idosos na sociedade e, especificamente, o futuro das suas relações com os jovens. 
Depois de um período natalício marcado pelo forte e reconhecido envolvimento das IPSS’s e estabelecimentos de ensino na ornamentação temática da vila e na realização de um Presépio que, exposto junto à Câmara Municipal, cativou o interesse de residentes e turistas, é chegado o momento de avaliar o ano de 2014 e o seu plano de ação. Assim, em plenário de 30 de janeiro, foi apresentada a avaliação do mesmo com uma taxa de execução de 75%. 
A entrada do novo ano igualmente resultou na aprovação do Plano de Ação Social para 2015, um documento que visa dar continuidade aos projetos previstos no Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016. 
Nas iniciativas do 1º trimestre promoveram-se momentos de verdadeira confraternização, como o Carnaval Sénior na Discoteca Chaman, os colóquios de intercâmbio organizados pela Santa Casa da Misericórdia para abordar diversos temas do passado, presente e futuro, a Missa Pascal em Campos e o respetivo lanche entre dezenas de utentes das IPSS’s. 
A colaboração dos mais jovens na dinamização de práticas sociais e ambientais mais sustentáveis também foi um dos eixos trabalhados neste período, quer com a realização de mais uma campanha de recolha de alimentos nas escolas, procurando sensibilizar os estudantes do concelho a ajudar aqueles que mais precisam, quer com uma campanha para a mudança de atitudes na separação de resíduos, dinamizada pela Valorminho em parceria com a Câmara Municipal. Promoveram-se ainda nos estabelecimentos de ensino diversas atividades no âmbito da Semana da Saúde para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. 
O 2º trimestre já arrancou com a campanha de ação de prevenção dos maus tratos na infância levada a cabo pela CPCJ e prevê ainda um vasto conjunto de atividades que visam, não só o apoio e acompanhamento dos grupos identificados como vulneráveis, mas também um leque variado de iniciativas que impulsionam o intercâmbio, a promoção de hábitos de vida saudáveis, a sensibilização para temas prementes e a dinamização de atividades lúdicas e de cariz social. 
Um agradecimento a todos vós, estando certa de que esta colaboração continuará no caminho dos bons resultados.