Dia do Município distingue empenho e participação de Cerveirenses

2018/09/26

Vila Nova de Cerveira assinala, na próxima segunda-feira, 1 de outubro, o Dia do Município. O feriado municipal é sinónimo de comemoração com e para os Cerveirenses, através de um vasto programa elaborado pela autarquia que, este ano, além de homenagear personalidades e instituições do concelho, valoriza a cidadania ativa plasmada no Orçamento Participativo e relembra um dos expoentes máximos da arte sacra portuguesa, a escultora cerveirense Carvalheira da Silva.

O Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira dá o mote para as comemorações do Dia do Município, entoando o Hino Nacional durante o Hastear das Bandeiras, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

A cerimónia prossegue no Arquivo Municipal com a inauguração da exposição “Contemplação de Arte Sacra” - Vida e Obra de Carvalheira da Silva, Escultora Cerveirense. A mostra, que relembra um dos expoentes máximos da arte sacra portuguesa, com raízes em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, apresenta um exaustivo registo informativo e fotográfico da sua carreira, além de algumas peças da escultora. Entre várias obras, destaque para a réplica da obra S. João de Deus, em barro policromado, obra que em 1949 venceu o Prémio de Artes Plásticas Mestre Manuel Pereira; e para o ‘Anjo de Portugal’, em Gesso, que a partir de novembro também poderá ser apreciado (neste momento encontra-se no Santuário de Fátima a integrar a exposição das comemorações do Centenário das Aparições).

O período da tarde é reservado à Sessão Solene de Imposição de Medalhas de Mérito e Menções Honrosas, agendada para o Cineteatro. Este ano, a autarquia vai reconhecer o empenho e dedicação de quatro associações do concelho (Medalhas de Mérito) e 10 jovens atletas (Menções Honrosas), além de distinguir sete trabalhadores da autarquia com a Medalha Municipal de Serviço Público.

O programa de comemoração do Dia do Município 2018 encerra com uma sessão informativa dedicada ao Orçamento Participativo de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente fazer um balanço desde a edição de 2015, apresentar o ponto de situação da execução dos projetos vencedores, e lançando a edição 2018 deste mecanismo de participação pública e cidadania ativa.

Cerveira assinala, a 1 de outubro, a atribuição da Carta do Foral por D. Dinis (1321), através de um conjunto de ações comemorativas abertas à população.