Valorminho e Câmara Municipal sensibilizam comércio local para maior separação de resíduos

2018/09/28

Arrancou esta sexta-feira, em Vila Nova de Cerveira, a mais recente Campanha de Sensibilização Ambiental da Valorminho denominada “Comércio a Reciclar”, cujo objetivo passa por visitar os comércios sensibilizando-os para os modos corretos da separação dos resíduos, disponibilizando um serviço gratuito de recolha.

A ação teve início na Câmara Municipal com uma reunião de apresentação do impacto do projeto, e que contou com a presença do Presidente da autarquia, Fernando Nogueira, do Vereador Vitor Costa, da Vereadora Aurora Viães, do Administrador Delegado da Valorminho, Eng.º Rui Silva, da responsável de Comunicação e Sensibilização da Valorminho, Eng.ª Dora Guterres, e da responsável de Recolha Seletiva, Eng.ª Ana Silva. Posteriomente, seguiu-se uma visita conjunta aos establecimentos comerciais de restauração, de forma a dar a conhecer a campanha, bem como os beneficios e vantagens de um serviço de recolha dedicada e gratuita.

As ações de sensibilização visam educar, sensibilizar e promover, junto do comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos. Através do contacto direto, associado de forma concreta aos serviços de recolha seletiva, pretende-se motivar assim alteração de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental do município.

O presente projeto tem o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.