Apresentação de ideias-projeto ao OP 2018 termina a 31 de outubro

2018/10/24

São os últimos dias para a submissão de propostas no âmbito da edição 2018 do Orçamento Participativo Geral (OPG) de Vila Nova de Cerveira. Em cima da mesa está uma dotação orçamental de 90 mil euros para executar projetos de interesse para a população do concelho. Toda a informação encontra-se disponível em http://op.cm-vncerveira.pt

Todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 15 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Vila Nova de Cerveira, voltam a ser desafiados a expor ideias concretas de investimento que representem um contributo para a definição de políticas presentes com impacto no futuro.

Para a presente edição 2018 do OPG mantém-se a dotação de 90 mil euros que será distribuída pela ordem de votação sendo que, este ano, as propostas submetidas têm de respeitar um valor máximo de 60 mil euros. Caso a verba total do OPG não seja esgotada e a proposta subsequente supere o montante ainda disponível, a Comissão Técnica de Análise procederá a uma negociação com o proponente de forma a averiguar possibilidade de reformulação ou faseamento.

Neste momento, está a decorrer o período de submissão de propostas, com término na próxima quarta-feira, 31 de outubro. Para melhor informar e esclarecer a população, esta fase é complementada com a realização de Assembleias Participativas em todas as freguesias do concelho.

De sublinhar que, anualmente, são definidas as Normas de Participação que delimitam, entre outros requisitos, as áreas de intervenção. Para o OP 2018 foram selecionadas a Área Social; a Reabilitação e Requalificação Urbana; a Segurança e Proteção Civil; e o Turismo, Comércio e Promoção Económica.

Concluído esta primeira fase, segue-se o período de análise de propostas e de reclamação para, entre 26 de novembro e 11 de janeiro, avançar o processo de votação, sujeito à limitação de um voto por pessoa, passando a ser introduzido o serviço SMS Token (código de confirmação de voto), após registo e votação na plataforma eletrónica do OP.

Os interessados em apresentar propostas devem fazê-lo em formulário próprio, através da plataforma eletrónica própria (http://op.cm-vncerveira.pt), de acordo com o regulamento aprovado.