Comédias do Minho espalham “Sementes” por Vila Nova de Cerveira

2018/10/29

É a contagem decrescente para o novo espetáculo de teatro das Comédias do Minho, cuja estreia absoluta acontece na próxima quinta-feira, 1 de novembro, na freguesia de Mentrestido. “Sementes” reserva ainda mais três datas para o concelho de Vila Nova de Cerveira, antes de partir para as restantes localidades do Vale do Minho. Entrada gratuita.

Com criação da Amarelo Silvestre, interpretação de Edi Garcia, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça e Tânia Almeida, “Sementes” é um espetáculo de teatro criado a partir de uma primeira leitura, a do livro “Guardar as sementes – Preservar a biodiversidade agrícola e a pluralidade cultural – Entre as práticas e saberes locais e os discursos e conflitos globais”, de Maria Helena Marques.

Partindo desta base e adaptando-a ao território minhoto, a Comédias do Minho foi à procura de guardadores, com quem falaram. “Ouvimos e guardámos. Chegados à sala de ensaios, lançámos toda a matéria de pesquisa à terra-teatro. Aguardámos. “Sementes” é esse fruto-teatro que fomos nós que semeámos”, assim consta da sinopse.

A freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a estreia absoluta deste espetáculo de teatro, agendada para dia 1 de novembro, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia. Segue-se na sexta-feira, dia 2 de novembro, às 21h30, no Cineteatro de Cerveira; no sábado, 3 de novembro, na Junta de Freguesia de Cornes, às 21h30; e no domingo, 4 de novembro, na Junta de Freguesia de Gondarém, com início às 17h00. A entrada é gratuita.

Em cena de 1 de novembro a 2 de dezembro, “Sementes” circula depois pelos restantes quatro municípios do Vale do Minho: Melgaço, Paredes de Coura, Valença e Monção.