Passar para o Conteúdo Principal

Comunidades escolares de Cerveira e Tomiño com atividades artísticas comuns

2018/10/29

A Eurocidade Cerveira-Tomiño está a implementar um dos projetos vencedores do Orçamento Participa-tivo Transfronteiriço 2018, proposto pela Mesa de ANPAs de Tomiño e pela Escola Superior Gallaecia, de Vila Nova de Cerveira. No total, a ação abrangerá cerca de 400 alunos dos dois concelhos.

Dirigida a alunos do 1º ciclo e do secundário, a iniciativa arrancou na semana passada em Cerveira, com a participação de 65 estudantes de 3º da ESO do IES Antón Alonso Ríos de Tomiño e do 9º ano de Vila Nova de Cerveira que, em conjunto, desenvolveram distintos trabalhos artísticos no Fórum Cultural e na Escola Superior Gallaecia, sob supervisão de docentes especializados.

Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar em diversas “colagens” artísticas e na construção de ma-quetas, com o intuito de fomentar a sua criatividade e os diferentes usos e conceções do espaço.

A implementação da atividade já tem mais quatro sessões programadas para os meses de novembro, janeiro, fevereiro e abril, de modo a abranger um total de 400 alunos, 240 do ensino secundário e 160 da primária, metade galegos e a outra metade portugueses.

Os principais objetivos deste projeto são, por um lado, proporcionar aos estudantes uma introdução à formação artística, mediante espaços para a experimentação e demostração artísticas, novos conheci-mentos das artes plásticas e da arquitetura e, por outro lado, dar uma oportunidade para o intercâmbio da comunidade escolar dos dois lados da raia, através do trabalho artístico conjunto.