Cerveira acolheu debate sobre o futuro da Europa

2018/10/31

Um grupo de 20 pessoas oriundas de seis países europeus participou, entre esta sexta-feira e domingo, em Vila Nova de Cerveira no 2º Encontro no âmbito do projeto KNOTS! - Knowledge, NOT Skeptisism! Iniciativa serviu para refletir e debater questões emergentes que criam ameaças à coesão social das comunidades locais, nomeadamente a propaganda extremista e nacionalista e o euroceticismo.

Os representantes das comitivas da Alemanha, Hungria, Itália, Malta e Montenegro foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo executivo municipal, com o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, a agradecer a presença e a dar as boas-vindas a Vila Nova de Cerveira, desejando uma jornada de trabalho profícua em prol da participação cívica e democrática entre os cidadãos da União Europeia.

Distribuído por três dias, o programa do 2º Encontro KNOTS! - Knowledge, NOT Skeptisism! visou a apresentação de trabalhos existentes em torno do conceito europeísta, alavancando o debate sobre a atualidade e perspetivando problemas para o futuro. Entre as boas práticas da promoção do sentimento de cidadania europeia, o Município cerveirense deu a conhecer a Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño que, recentemente, avançou com a constituição da Eurocidade. Os períodos da tarde ficaram reservados para visitas guiadas a pontos de interesse de Vila Nova de Cerveira, numa ação de promoção e divulgação do concelho.

Vila Nova de Cerveira é um dos 21 parceiros do projeto KNOTS!, envolvendo 16 países unidos por uma forte vontade de promover nas suas comunidades uma reflexão sobre como compreender e discutir o euroceticismo, contrastar a estigmatização do "outro" e criar contranarrativas para promover o diálogo intercultural e a compreensão mútua, e debater sobre o futuro da Europa.

Durante dois anos, o projeto prevê a realização de seis Workshops Internacionais sobre temas relacionados com a União Europeia.