Passar para o Conteúdo Principal

‘Vila das Artes’ acolhe abertura e encerramento do 1º fim-de-semana FITAVALE

 vila das artes  acolhe abertura e encerramento do 1  fim de semana fitavale 1 980 2500
2015/04/15

As Comédias do Minho apresentam, nos fins-de-semana de 17 a 19 de abril e de 8 a 10 de maio, o FITAVALE - 5º Festival Itinerante de Teatro Amador do Vale do Minho. Vila Nova de Cerveira foi o concelho escolhido para os espetáculos de abertura e encerramento do 1º fim-de-semana, num evento que promove o intercâmbio teatral entre grupos amadores da Península Ibérica. Entrada livre. 
A quinta edição do FITAVALE, alargada a dois fins-de-semana, conta com apresentações de grupos espanhóis, integrando a PLATTA – Plataforma Transfronteiriça de Teatro Amador, e com os cinco grupos de teatro amador do Vale do Minho: Outra Cena, Os Simples, Associação Filarmónica Milagrense, +TAC, VerdeVejo.
A abertura engloba uma breve apresentação e contextualização, seguida de uma conversa de porta aberta subordinada ao tema ‘O Teatro Amador Transfronteiriço’, agendada para esta sexta-feira, 17 de abril, pelas 21h00, no Cineteatro de Cerveira. O encerramento deste 1º fim-de-semana de teatro também acontece na ‘Vila das Artes’, no domingo, às 21h30, com a Compañia Lagasca - El Barco de Ávila a apresentar a peça ‘Don Armando Gresca’, uma comédia que narra as situações insólitas enfrentadas por uma família um tanto ao quanto peculiar e pouco unida para poder herdar após a morte de um familiar.
No fim-de-semana Vale do Minho, de 8 a 10 de maio, o Grupo de Teatro Amador Outra Cena e o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira apresentam, no dia 10, no Cineteatro, ‘Primarcka’, a partir das lendas Fonte da Porca, Lenda do Cervo Rei, Lenda da Cova da Moura e Lenda da Mina de Ouro. Segundo a sinopse da peça: “Decidimos fantasiar por aí, talvez seja carnaval, talvez não, e como se de uma lenda maior se tratasse encontrámos figuras míticas em lugares estranhos. Viajámos numa arca mágica e encontrámos Cerveira a partir de uma perspetiva fantasista e fantástica. Cornes, Atalaia, Praia da lenta, Vila de Cerveira, nunca mais serão vistas da mesma maneira”.
Estes espetáculos são de entrada livre e decorrem no Cineteatro de Cerveira. O 5º FITAVALE engloba um vasto programa de representações teatrais que percorre os cinco concelhos do Vale do Minho, partilhando peças notáveis, que revelam como “o teatro pode ser o óculo para uma comunidade ver mais longe, ou o espelho para se ver a si própria”.