Seis projetos admitidos ao Orçamento Participativo 2018

2018/11/19

Já são conhecidas as propostas submetidas à 4ª edição do Orçamento Participativo (OP) Geral de Vila Nova de Cerveira. Após análise pela Comissão Técnica, das sete ideias-projeto apresentadas foram validadas seis que, entre 26 de novembro e 11 de janeiro, vão ser colocadas à apreciação dos Cerveirenses. Toda a informação está disponível em op.cm-vncerveira.pt

Em três anos de implementação do OP em Vila Nova de Cerveira, de um total de 31 propostas submetidas foram contabilizados cerca de seis mil registos, e executados, ou em vias de execução, seis dos sete projetos vencedores, num investimento de 280 mil euros.

A edição 2018 em curso mantém a dotação de 90 mil euros, mas com a condicionante de que cada proposta devia ter um valor máximo de 60 mil euros, de forma a serem executados mais projetos do interesse da comunidade.

Com as áreas de intervenção delimitadas à Área Social; Reabilitação e Requalificação Urbana; Segurança e Proteção Civil; Turismo, Comércio e Promoção Económica; o OP 2018 acolheu sete projetos, sendo que seis foram validados pela Comissão de Análise Técnica e um excluído por incompatibilidade com o traçado previsto da 3ª fase da Ecopista do rio Minho – Caminho do Rio, cuja execução está agendada para 2019.

Neste momento está a decorrer o período de reclamação/recurso, pelo que a lista dos projetos admitidos é a seguinte:

• OPG 2018-01: “Associações em Movimento”: Aquisição de uma viatura ligeira de passageiros de nove lugares (com dois lugares para cidadãos com mobilidade reduzida) para apoio às diferentes organizações de âmbito social existentes nas freguesias norte do concelho;
  • OPG 2018-02: “A Arte na Freguesia”: Implementação de residências artísticas e arte pública em meio rural, cujo resultado seria a criação de um roteiro das obras produzidas nas 15 freguesias;
  • OPG 2018-03: “+ Socorro”: Aquisição de uma Ambulância de Socorro que permita garantir a prestação de um serviço de socorro pré-hospitalar em segurança e de qualidade;
  • OPG 2018-04: “Cultura para Todos”: Proporcionar o transporte de moradores das freguesias do concelho para visitar eventos e espaços culturais existentes na vila, aos sábados durante o período de Verão;
  • OPG 2018-05: “Asa Delta & Parapente - Definição de pontos de descolagem e valorização do miradouro do Alto da Pena”: Melhoria dos caminhos de acesso à cota mais elevada, construção de um pequeno miradouro, batizado de “Miraminho” em homenagem ao Rio Minho, e construção da rampa de descolagem de Asa Delta, no local onde outrora existiu;
  • OPG 2018-06: “Hostel em Loivo”: Reabilitação e requalificação do edifício da antiga escola primária "Luís Maria da Costa Pereira" para Hostel/Albergue de Peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela.

A lista definitiva será tornada pública na próxima sexta-feira, 23 de novembro, através da plataforma online do OP de Vila Nova de Cerveira.

Este processo de participação pública e cidadania ativa é dirigido aos Cerveirenses – naturais, residentes, trabalhadores e/ou estudantes. A votação, que vai decorrer entre 26 de novembro e 11 de janeiro, é feita através da plataforma eletrónica do OP, sendo que cada pessoa só tem direito a um voto.

Os vencedores serão anunciados no dia 13 de janeiro de 2019.