AECT Rio Minho: “Estratégia Rio Minho 2030” apresentada ao Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão

2018/11/23

A direção do AECT Rio Minho entregou, esta quarta-feira, em Lisboa, ao Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão um memorando com os desafios e as oportunidades da cooperação transfronteiriça no território do Rio Minho. Nelson de Souza reconheceu o trabalho realizado, corroborando que vai de encontro à estratégia delineada pelo Governo para as regiões de fronteira.

Após a apresentação do novo agrupamento territorial e respetivos objetivos em sede da Comissão Europeia, o diretor e vice-diretor do AECT Rio Minho, Uxío Benitez e Fernando Nogueira, estão a estabelecer contactos mais diretos com os governos de Portugal e de Espanha, no sentido de dar conhecer os objetivos, os projetos e os planos de futuro neste âmbito da cooperação transfronteiriça.

Esta quarta-feira, a direção do AECT Rio Minho foi recebida pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, aproveitando o encontro para abordar a participação nos projetos de cooperação transfronteiriça ‘Smart Minho’ e ‘Visit Rio Minho’, ambos cofinanciados por fundos FEDER, mas também apresentando a “Estratégia Rio Minho 2030”. Trata-se de um estudo em profundidade do território envolvente ao rio Minho, cuja elaboração decorreu ao longo dos últimos meses com forte participação pública, e que se constitui como o primeiro com estas características realizado na área geográfica em causa.

Em pleno dia da XXX Cimeira Luso-Espanhola de Valladolid, o governante Nelson de Souza elogiou o trabalho desenvolvido por diversas entidades dos dois lados da fronteira em prol de um território comum, corroborando que este plano traçado pelo AECT Rio Minho se enquadra na estratégia delineada pelo Governo para as regiões de fronteira.

O vice-diretor do AECT Rio Minho, e presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, reiterou que estando a cooperação transfronteiriça “nos planos de intenções dos Governos de Portugal e Espanha”, a ‘Estratégia Rio Minho 2030’ pretende contribuir para “avançar para a prática, definindo uma estratégia adequada que sirva para colmatar as necessitadas sentidas pelas populações deste território transfronteiriço”.

O próximo passo do AECT Rio Minho é a realização, a 29 de novembro, em Tomiño, do II Fórum do Rio Minho Transfronteiriço que vai ultimar a ‘Estratégia do Rio Minho 20130’. As inscrições são gratuitas através da web www.smartminho.eu