1º fim-de-semana Na’tal Cerveira com recriação bíblica, mercado, diversão infantil e decoração das ruas

2018/12/04

Cerveira é ‘Vila Encantada’ a partir desta sexta-feira, 7 de dezembro, com o arranque de uma vasta e singular programação natalícia que se prolonga até dia 6 de janeiro de 2019. Para este primeiro fim-de-semana do Na’tal Cerveira, os destaques vão para as 30 encenações do Presépio Vivo, os 32 expositores do Mercado Natalício, as 10 atrações do Na’tal Cerveira Kids e a original ornamentação das ruas com destaque para uma Árvore de Natal de 18 metros.

Em contagem decrescente para 31 dias de magia natalícia. Quando o relógio marcar as 17h00, de sexta-feira, Vila Nova de Cerveira torna-se de visita obrigatória para famílias visitar e desfrutar das sugestões e experiências de Natal minuciosamente preparadas para envolver todas as faixas etárias.

A pensar nos seus presentes de Natal, e valorizando a originalidade e o produto nacional, o Mercado Natalício de Vila Nova de Cerveira regressa ao centro histórico, com uma oferta diversificada de artesanato natalício. São 22 mercadores instalados em pleno Terreiro com tendas desde cerâmicas, bijuterias, doçaria tradicional, floristas, entre outras. No interior do Castelo de Cerveira, 12 juntas de freguesia e associações locais também apresentam os seis usos e costumes, laborais e gastronómicos, num contexto interativo.

As principais artérias do centro histórico e o Castelo vão ser palco da recriação das histórias, dos ritmos e das rotinas do quotidiano hebraico. Cerca de 10 figurantes da Velha Lamparina vão interpretar 30 iniciativas durante os três dias, entre quadros interativos, quadros vivos, encenações, e dois ateliers “Lavagem da Lã” e “Moagem de Cereais”. “A Anunciação e Viagem para Belém de José e Maria” marca o início deste Presépio Vivo na sexta-feira, terminando no domingo com a “Adoração dos Reis Magos” e distribuição das oferendas às crianças presentes. As ações vão desenrolando-se na sexta-feira entre 17h00 as 20h00, no sábado das 10h00 às 20h00 e no domingo entre as 10h00 e as 18h00.

E porque o Natal e as crianças formam um ambiente perfeito, uma das novidades para a edição Na’tal Cerveira 2018 é o Na’tal Cerveira Kids. Até 6 de janeiro, o Parque do Centro Coordenador de Transportes transforma-se num mágico parque de diversões exclusivamente pensado para fazer sorrir os mais pequenos. São cerca de 10 atrações entre pista de carrinhos de choque, trampolim – “fun jump”, carrossel, pista infantil de barcos, simulador de realidade virtual, jogos tradicionais, jogo de patelas, pista “Dragão” e insufláveis, momentos eletrizantes que serão reconfortados com a presença de roulottes de pão com chouriço, farturas, de pipocas e de algodão doce.

O espaço de diversão infantil vai funcionar de segunda a quinta-feira das 12h30 às 22h00; às sextas, sábados e domingos das 10h00 às 24h00. Há ainda alguns dias com um horário diferente, nomeadamente no dia de abertura, 7 de dezembro (20h00 às 24h00), no fim-de-semana do 8 e 9 de dezembro (18h00 às 24h00), estará encerrado no dia 24 de dezembro, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro funcionará entre as 14h00 às 24h00, e no último dia do ano encontra-se aberto das 12h30 às 24h00.

À semelhança dos anos anteriores, a fachada da Câmara Municipal, os edifícios públicos, montras e ruas vão captar a atenção das pessoas pela singularidade e impressionante decoração de Natal. A inauguração da iluminação natalícia está prevista para as 18h45 desta sexta-feira, 7 de dezembro, nos Paços do Concelho, prevendo-se que a partir desse momento, milhares de flashes e selfies vão disparar para registar a originalidade e criatividade. Só para susciiar ainda mais curiosidade, um dos elementos instalados será uma colorida e artística Árvore de Natal de 18 metros.

Este é apenas o primeiro de cinco fins-de-semana repletos de um contagiante espírito natalício. Fiquem atentos à restante programação específica, para não perder nenhum momento do Na’tal Cerveira 2018!

• CARTAZ PRESEPIO VIVO E MERCADO NATALICIO 2018
  • natal cerveira kids