AECT RioMinho recebido na Secretaria de Estado da Valorização do Interior e na CCDR-N

2018/12/20

Prosseguindo com o périplo de reuniões de apresentação, a direção do AECT Rio Minho reuniu, nos últimos dias, com duas entidades governativas portuguesas - Secretaria de Estado da Valorização do Interior e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte - para dar a conhecer os objetivos do novo agrupamento e os desafios da Estratégia do Rio Minho Transfronteiriço 2030.

Após a constituição em 24 de fevereiro, o novo Agrupamento Europeu para a Cooperação Transfronteiriça Rio Minho tem estabelecido um conjunto de contactos nacionais e europeus, não só de apresentação, mas também de chamada de atenção para algumas oportunidades importantes que devem ser tidas em conta nos planos de atuação para este território.

Em representação do AECT Rio Minho, o diretor e o vice-diretor, Uxío Benítez e Fernando Nogueira, respetivamente, foram recebidos, recentemente, no Porto, pelo presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDRN), Professor Doutor Fernando Freire de Sousa e Dr.ª Ester Gomes da Silva, e em Pedrógão Grande, pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, Eng.º João Paulo Catarino.

Em cima da mesa, dois assuntos dominaram os encontros, desde logo o quadro financeiro 2021–2027 dos fundos europeus, e as conclusões da Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030. A direção do AECT Rio Minho transmitiu às duas entidades a preocupação relativa à redução dos fundos para cooperação transfronteiriça dentro dos orçamentos plurianuais da Comissão Europeia para o período 2021 – 2027, e que poderá afetar diretamente os projetos desenvolvidos entre a fronteira do sul de Pontevedra e o norte de Portugal; assim como foi expressamente manifestada a necessidade de o território do AECT Rio Minho integrar os planos de atuação do governo.

Estes encontros juntam-se aos já mantidos nas últimas semanas com a Dirección Xeral de Fondos Comunitários do Governo de Espanha, tendo sido já solicitada uma reunião ao presidente da Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijoo, sempre com mesmo objetivo: abordar os próximos orçamentos plurianuais da Cooperação Transfronteiriça europeia, e defender os compromissos assumidos durante a Cimeira Hispano - Lusa de 2017, celebrada em Vila Real, na qual se apostou no reforço da cooperação nas zonas transfronteiriças e, especificamente, no território do rio Minho.