Autarquia avança com beneficiação faseada do Estádio do Campos

2015/04/09

Após a não aceitação da candidatura ao anterior QREN, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira elaborou um plano faseado de requalificação das instalações da Associação Desportiva de Campos, num orçamento a rondar os 400 mil euros, a executar no presente mandato autárquico. Município e União de Freguesias de Campos e Vila Meã vão celebrar protocolo de comodato na expectativa “de uma janela de oportunidades a fundos comunitários”.
Com o objetivo de conferir melhores condições à prática desportiva da Associação Desportiva de Campos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira desenvolveu um projeto de construção de um campo de raiz junto às escolas e cuja candidatura foi submetida ao anterior Quadro de Referência Estratégica Nacional, num montante de cerca de 800 mil euros. Contudo, a candidatura não recebeu luz verde, obrigando a uma alteração de planos.
Perante este cenário, o executivo cerveirense decidiu avançar com a requalificação por fases das atuais instalações desportivas, reduzindo o valor da obra para metade. Para conferir maior dignidade às pessoas envolvidas na prática desportiva, a primeira fase corresponde à execução do projeto e à construção dos balneários/vestiários e de instalações sociais complementares, programada para iniciar este ano e com conclusão no próximo. Em 2017, será construído o relvado sintético e beneficiada a Iluminação.
“Se houver uma janela de oportunidades ao novo QREN, avançaremos com candidatura. Se conseguirmos financiamento melhor, caso contrário executaremos a obra mais devagar, pois não existe capacidade financeira para a executar na totalidade”, assegura o edil Fernando Nogueira.
Procurando cumprir todos os procedimentos legais para a eventualidade de surgir uma candidatura a que esta obra possa ser submetida, a União de Freguesias de Campos e Vila Meã já aprovou a assinatura de um contrato de comodato com a Câmara Municipal, através do qual a propriedade do espaço ficará na posse da autarquia até 2020, continuando a Associação de Desportiva de Campos a usufruir das instalações para a prática desportiva. O presente protocolo ainda vai ser submetido à aprovação da Assembleia de Freguesia.