Concertos “Sons no Caminho” nas Igrejas das Paróquias atravessadas pelo Caminho Português da Costa

2019/01/24

Vila Nova de Cerveira acolhe, entre 27 de janeiro e 10 de março, um ciclo de sete concertos integrados no projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, fruto de uma candidatura ao Norte 2020. De entrada livre, os ‘Sons no Caminho’ acontecem todos os domingos, às 17h00, em sete freguesias, com um programa musical específico.

Em 2017, os Artmusic Ensemble criaram o conceito de concertos ilustrativos dos sons do Caminho de Santiago. Depois de organizados em Viana do Castelo, estes momentos musicais são agora apresentados, com algumas adaptações e novidades, em sete Igrejas Paroquiais das freguesias do concelho de Vila Nova de Cerveira atravessadas pelo Caminho Português da Costa.

O primeiro concerto acontece já este domingo, 27 de janeiro, em Gondarém; segue-se a 3 de fevereiro, em Loivo; no dia 10 de fevereiro, na Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira; a 17 de fevereiro, em Lovelhe; dia 24 de fevereiro está agendado para Reboreda; e nos dias 3 e 10 de março, realizam-se em Campos e Vila Meã, respetivamente.

Considerando a natureza da tradição milenar das peregrinações a Santiago de Compostela, todo o repertório apresentado nestes concertos foi selecionado especificamente com o intuito de apresentar um leque musical que integra obras de diversas épocas e géneros, abarcando desde música popular até à música escrita para a nobreza, desde a Idade Media até à atualidade, nos vários países da Europa.

Pretendendo ilustrar aquilo que pode ter sido a realidade e o subconsciente musical dos vários peregrinos europeus desde os primórdios do Caminho de Santiago, os Artmusic Ensemble propõem-se a criar uma banda sonora desta peregrinação milenar a Santiago de Compostela.

De entrada livre, cada concerto tem início às 17h00, nas Igrejas Paroquiais das freguesias assinaladas, com uma duração prevista de 60 minutos e um programa musical específico e diferente para cada local.