Dança estreita laços culturais entre Cerveira e Curitiba (Brasil)

2015/04/08

O executivo cerveirense recebeu, na semana passada, os responsáveis pelo Colégio Estadual do Paraná, Brasil, que lançaram dois desafios à Câmara Municipal: uma geminação cultural e o intercâmbio com alunos da ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Atlântico. A visita decorreu no âmbito da participação do Grupo de Dança Contemporânea deste colégio no Stars Dance Galicia.
Com um vasto currículo na formação de alunos e na organização de espetáculos de dança, a ADEIXA – com sede em Cerveira e várias escolas no Alto Minho e Galiza – promoveu, entre 27 e 28 de março, o Stars Dance Galicia, com a participação de cerca de 600 alunos de 27 escolas de três países – Portugal, Espanha e Brasil.
Neste sentido, cerca de 30 alunos do Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) aproveitou a oportunidade para dinamizar, em Vila Nova de Cerveira, um intercâmbio artístico com a meia centena de alunos da ADEIXA, de forma a partilhar conhecimentos, técnicas e experiências nesta área, através da realização de workshops, aulas de técnica, oficinas de coreografia. O encerramento deste encontro de dança decorreu no Fórum Cultural com o espetáculo intitulado ‘Entre o Azul e o Amarelo’, numa homenagem ao poeta Leminsky.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e a Vereadora Aurora Viães, receberam a visita da Diretora Geral do Colégio Estadual do Paraná, Laureci Schmitz Rauth, e do Coreógrafo Fernando Nascimento, acompanhados pela Professora da ADEIXA, Liana Fortuna Rigón, que apresentaram o trabalho desenvolvido por aquela escola desde a sua criação em 2011 e a implementação da dança como parte de um currículo de formação integral do educando, destacando a importância desta prática como instrumento pedagógico.
Elogiando o conceito de ‘Vila das Artes’ e o projeto da ADEIXA, os responsáveis lançaram um duplo desafio à autarquia cerveirense, concretamente uma futura geminação com o município de Curitiba, do estado do Paraná, e o intercâmbio cultural na área da dança, cenários que ficaram para reflexão por parte do Município.
O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná integra 150 pessoas com classes de dança contemporânea, produção de espetáculo e apresentação artística. Com um trabalho consolidado no cenário nacional e internacional, apresentando-se anualmente para um público aproximado de 10 mil pessoas, os espetáculos propõem-se a um diálogo intertextual com a literatura e a poesia, pois buscam a expressão da palavra no corpo, no movimento, na magia da dança. Por sua vez, a ADEIXA realiza, entre vários eventos, o festival de dança DANCERVEIRA, que reúne cerca de mil bailarinos de Portugal, Espanha e Brasil (sempre que possível). A ADEIXA tem igualmente como principal objetivo a dinamização de atividades que desenvolvam e aperfeiçoem a arte da dança na região do Eixo Atlântico, oferecendo mais uma experiência de aprendizagem aos adolescentes, contribuindo, assim, para o seu crescimento.