Passar para o Conteúdo Principal

CPCJ assinala Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância

Cpcj assinala m s da preven  o dos maus tratos na inf ncia 1 980 2500
2015/04/08

Durante o mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Cerveira, com o apoio da autarquia local, vai dinamizar um conjunto de ações de sensibilização junto dos vários agentes educativos, integrado na campanha do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Procurando difundir o alerta e o compromisso de que há maus-tratos na infância que têm que acabar e que a tarefa diz respeito a todos, o Município cerveirense associa-se a esta campanha pela erradicação dos maus-tratos à criança numa ação distrital no âmbito da Campanha Nacional Mês de Prevenção dos Maus Tratos.
Ao longo deste mês, a CPCJ de Vila Nova de Cerveira tem agendada a exibição de filmes alusivos ao tema para os alunos do 2.º, 3.º e secundário; a realização de vários laços azuis humanos e lançamento de balões para crianças do pré-escolar e do 1º ciclo de vários estabelecimentos de ensino do Concelho. A ação abrange ainda a apresentação e entrega do “Guia de Orientações para os Profissionais da Educação na Abordagem de Situações de Maus Tratos ou Outras Situações de Perigo” aos Coordenadores dos Diretores de Turma das Escolas do Agrupamento, Etap e Colégio de Campos.
Sendo a proteção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, esta comemoração pretende consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, alertar para a necessidade de intervenção nestas situações e informar como detetar possíveis casos. A campanha tem ainda como objetivo explicar quais os princípios orientadores da intervenção da CPCJ no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal e os estabelecimentos de ensino, educação e formação (EEEF) de como podem e devem intervir.