Simulacro e demonstração de meios marcam Dia Internacional da Proteção Civil

2019/02/25

Na próxima sexta-feira, 1 de março, Vila Nova de Cerveira associa-se à comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil, através de uma iniciativa que promove a interação entre entidades, operacionais e população. Para além da realização do workshop “Floresta Segura 2019”, a programação integra um simulacro de Incêndio Urbano e uma demonstração de meios dos vários agentes da Proteção Civil.

O objetivo desta comemoração anual e mundial é chamar a atenção para a importância da Proteção Civil, nomeadamente para a prevenção e coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade. Desta forma, e não querendo deixar passar em branco esta efeméride, o Serviço Municipal da Proteção Civil de Vila Nova de Cerveira organizou um dia dinâmico, pautado por uma forte componente prática.

A realização de um simulacro de incêndio urbano marca o arranque deste Dia Internacional da Proteção Civil em Vila Nova de Cerveira, procurando testar a capacidade de resposta dos agentes, criar rotinas de comportamento e de atuação e, em sequência, aperfeiçoar os procedimentos estabelecidos.

Segue-se, às 11h30, o workshop “Floresta Segura 2019”, sendo o culminar de um conjunto de 15 ações de sensibilização dinamizada, ao longo de fevereiro, em todas as freguesias do concelho (antigo mapa administrativo de freguesias), pela Proteção Civil Municipal. Para além de reforçar as medidas de prevenção normais, esta sessão aprofunda as alterações introduzidas recentemente, por exemplo no que diz respeito aos prazos para os munícipes procederem as limpezas e ao novo procedimento a ter em conta para a comunicação de Queimadas e Queima de sobrantes (Fogueiras).

O período da tarde está reservado para uma demonstração de meios, em pleno centro histórico, protagonizada pelos vários agentes de Proteção Civil, nomeadamente os serviços municipais de Vila Nova de Cerveira e de Valença, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, os Sapadores Florestais de Vila Nova de Cerveira e de Valença, as juntas de freguesia, a GNR através do SEPNA e do GIPS, e a Polícia Marítima.

Instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna (Despacho n.º 6915/2008), o Dia Internacional da Proteção Civil visa sensibilizar para a relevância da Proteção Civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos.