Passar para o Conteúdo Principal

Governo aprova mapa “Portugal de baixa densidade”

Governo aprova mapa  portugal de baixa densidade  1 980 2500
2015/04/07

Vila Nova de Cerveira integra o mapa com 164 municípios, definido pela Comissão Interministerial de Coordenação do Programa Portugal 2020, que terá privilégios especiais no acesso aos fundos estruturais no período até 2020.
Após aprovação do Governo na semana passada, Portugal “de baixa densidade” conta a partir de agora com um mapa das fronteiras entre os 164 municípios em risco de envelhecimento e desertificação, do qual faz parte o Município de Vila Nova de Cerveira. Dos dez concelhos do Alto Minho, ficam de foram Caminha, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo.
Os Municípios que integram esta lista “ vão ter direito a cuidados especiais”, após o Governo ter definido três fórmulas de discriminação favorável. De acordo com a edição de 28 de março do jornal Público, “em primeiro lugar, serão privilegiados com programas aos quais só eles poderão concorrer; em segundo, haverá bonificações na apreciação das candidaturas; e, terceiro, se em causa estiver um investimento privado, haverá lugar a uma bonificação de 10% face aos valores praticados nas outras áreas do país”, refere aquele jornal. 
O mapa, que resulta de uma proposta da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), “tenta acabar de uma vez por todas com as diferentes interpretações que existem sobre a faixa do território nacional afetada pelo despovoamento, a desertificação, o envelhecimento e a falta de dinâmica económica”. Para a construção desta listagem constaram vários indicadores, entre os quais o número de habitantes por km2 e a percentagem de população idosa.