Orçamento Participativo Jovem 2019 com duas propostas vencedoras

2019/02/25

‘Mais Equipamento e Melhor Segurança’ e Registo para Todos’ são os dois projetos vencedores da edição 2019 do Orçamento Participativo (OP) Jovem de Vila Nova de Cerveira. Investimento total de 10 mil euros tem execução prevista para o primeiro semestre deste ano.

As preocupações com a proteção e preservação florestal e com a melhoria dos espaços escolares estiveram no centro das preocupações dos jovens votantes do OP Jovem 2019.

Entre as oito propostas submetidas a esta edição, a ideia mais votada foi a do jovem estudante Duarte Pires que, durante uma Assembleia Participativa, apresentou ‘Mais Equipamento e Melhor Segurança’. De acordo com a descrição, “o objetivo é apoiar o bom desempenho dos elementos que integram a equipa de Proteção Civil que, diariamente, trabalham em prol da segurança e bem-estar das pessoas e seus bens, através da aquisição de equipamento”.

A segunda proposta vencedora, designada de ‘Registo para Todos’, foi submetida pela jovem Rita Paredes, com o propósito de adquirir material audiovisual mais moderno para a ETAP, “necessário para potenciar os cursos artísticos e para a colaboração com a comunidade Cerveirense”.

Com um orçamento total de 10 mil euros, o processo do OP Jovem está delimitado a projetos cujo valor máximo seja de 5 mil euros. Nesta edição, os dois projetos vencedores totalizam a verba disponível, no entanto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai analisar as restantes ideias, nomeadamente o interesse para a população e a viabilidade de execução.

O OP Jovem de Vila Nova de Cerveira destina-se aos jovens com idades entre os 15 e os 35 anos, que sejam naturais, residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho. Além de sensibilizar a população jovem do concelho para uma cidadania mais ativa, o objetivo desta iniciativa é reunir opiniões e contributos que permitam adequar as políticas públicas municipais às necessidades e perspetivas da população mais jovem.