Autarquia investe 4ME na melhoria e extensão da rede de água e saneamento

2019/03/05

O Município de Vila Nova de Cerveira vai avançar, nos próximos dois anos, com um investimento na ordem dos 4 milhões de euros na remodelação da rede de abastecimento de água existente, no reforço do serviço de abastecimento de água e na extensão do saneamento a populações ainda não servidas do concelho. Intervenção de larga escala (mais de 50km de condutas) tem impacto positivo em quase toda a população cerveirense, resultado de candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

No total, são oito os projetos de execução já sinalizados pela Câmara Municipal em 2017, e que acabam de ser aprovados em sede de reunião camarária, com a pretensão de dotar o concelho de mais e melhores infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “este é um investimento estrutural, que dá pouco nas vistas, mas necessário para o concelho”. “Para continuar a garantir um abastecimento com a quantidade necessária e a qualidade de serviço com padrões elevados que os Cerveirenses necessitam e merecem, torna-se fundamental a concretização destes projetos. Teremos de fazer um esforço significativo para assegurar a contrapartida nacional do investimento”, assegura Fernando Nogueira.

Uma das intervenções com maior impacto é a remodelação da rede de abastecimento de água ao longo da Estrada Nacional 13, desde Vila Meã a Gondarém, uma necessidade premente devido à elevada degradação da infraestrutura que culmina em constantes ruturas.

No que ainda diz respeito ao abastecimento de água, há três projetos de execução de ligação alta/baixa a reservatórios, que garantem a total cobertura do concelho a médio/longo prazo, nomeadamente nas freguesias de Candemil, Cornes, Covas, Gondar, Mentrestido e Sapardos; bem como assegurar o reforço de abastecimento de água e drenagem de águas residuais no Polo II da Zona Industrial e nos polígonos de iniciativa privada.

Acresce ao nível de saneamento básico, a sua implementação na freguesia de Sopo, através de rede gravítica; a modernização de infraestruturas existentes e ampliação do serviço de saneamento de águas residuais a populações ainda não servidas na área de influência do subsistema de Vila Nova de Cerveira, designadamente o aglomerado populacional das freguesias de Vila Nova de Cerveira e Loivo.

De realçar que estes projetos de execução já foram submetidos ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), totalizando um investimento de 4 milhões de euros.